Sertão Hoje

Sertão Hoje

Nova tecnologia para filtragem de água em poços chega a 95% de redução de impurezas

Terça / 11.08.2015

Por Redação Sertão Hoje

Além de maior pureza na oferta de água tratada, a técnica permite a redução de custos operacionais em aproximadamente 50%.

A Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento do Estado da Bahia (SIHS), por meio da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) e da Companhia de Engenharia Hídrica e Saneamento do Estado da Bahia (CERB), vai testar uma nova tecnologia para filtragem de água: gravel pack. Trata-se de um sistema que utiliza uma areia especial como um filtro, retirando até 85% das impurezas da água na primeira filtragem e alcança até 95% de redução de impurezas numa segunda etapa.

O Gravel Pack permite, além de maior pureza na oferta de água tratada, a redução de custos operacionais em aproximadamente 50% (cinquenta por cento). Para a execução de ações e atividades a Embasa e a Cerb vão elaborar Planos de Trabalhos específicos em cada região. A empresa fornecedora do produto possui certificação internacional, é brasileira e única detentora da tecnologia no país.

A Secretaria vai elaborar e supervisionar a metodologia de aplicação dos testes, assim como supervisionar as atividades de planejamento e aprovar as operações necessárias. Já a Cerb e a Embasa vão desenvolver as atividades de planejamento e operacionalização dos testes, disponibilizando suporte técnico e laboratoriais. A expectativa da SIHS é realizar um mapeamento territorial em regiões dispersas, com a elaboração de um diagnóstico mais atual para uso da areia filtrante. “Dessa forma esperamos alcançar uma definição das melhores práticas voltadas ao processo de filtragem da água, minimizando custos e otimizando recursos humanos das empresas”, acrescentou o secretário.

Comentários

Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.