Sertão Hoje

Sertão Hoje

Secretária Cynthia Lopes esclarece “Fake News” sobre existência do Hospital Municipal de Caetité

Quinta / 16.04.2020

Por Redação Sertão Hoje

A Secretária explica que o que existe “é um registro de solicitação no CNES para implantação da unidade hospitalar que abrigará o Hospital de Tratamento do Câncer”.

A Prefeitura de Caetité, através da Secretaria Municipal de Saúde, publicou nesta quinta-feira, dia 16, uma Nota de Esclarecimento sobre Fake News “veiculada nas redes sociais por um site de jornalismo político-partidário sobre a existência do Hospital Municipal de Caetité”. Na nota, a Secretária Cynthia Lopes explicou que o que existe “é um registro de solicitação no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES) para implantação da unidade hospitalar que abrigará o Hospital de Tratamento do Câncer em Caetité. O fato de ter sido cadastrado não significa que houve prestação de serviço ou geração de receitas e/ou despesas”.

Cynthia também esclarece que a solicitação, realizada em 2013, seria para unidade de gestão dupla (Estado e Município) e que acabou sento útil para a realização de mutirões de saúde ocular promovidos pelo Governo do Estado, além de servir para a implantação do hospital provisório para tratamento de pacientes com COVID-19. A UPA 24h tem um CNES próprio para oferecer os serviços de pronto atendimento para urgência e emergência e, provisoriamente, funciona na estrutura do hospital municipal.

Sobre o cadastro de funcionários, a Secretária disse que “algumas dessas pessoas são ou foram funcionárias ou prestadoras de serviço ao município. Desta forma, elas recebem ou recebiam pelo município pelos serviços prestados, e somente por eles. Em nenhum momento houve pagamento para essas pessoas através deste número de CNES, ou por ter seu nome ali colocado”, complementando ainda que “foi apenas um cadastro, não houve qualquer uso de recursos públicos como o documento que estou passando para vocês comprova (vide o PDF anexo), não há qualquer ilegalidade, o que há é o registro de uma jornada que nos levará a ter, finalmente, uma unidade hospitalar em Caetité.”

Sobre o uso de um print do Google Maps com uma localização errada a Secretária achou um absurdo, pois qualquer pessoa – inclusive as mal intencionadas – poderia ter feito aquilo. A Prefeitura Municipal ou a Secretaria de Saúde de Caetité não possuem qualquer vínculo ou controle daquilo que está colocado de forma até grotesca no Google. “Quem é de Caetité não erraria nunca a localização do Hospital, ele está ali há quase vinte anos! Chega a ser ridículo isso, de tão mal feito.”

Comentários

Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.