Sertão Hoje

Sertão Hoje

Mutirão do Glaucoma atende mais de 200 pacientes em Igaporã

Quinta / 07.05.2015

Por Samuel Gonçalves

A Secretaria de Saúde de Igaporã, em parceria com o Instituto Oftalmológico da Bahia (IOBA), realizou no Bairro Alto do Cruzeiro, um mutirão de atendimento gratuito de exames oftalmológicos de combate e prevenção do Glaucoma. O IOBA conta com equipes multidisciplinares compostas por médicos, enfermeiros, farmacêuticos, assistentes e demais profissionais da área da saúde. Foram realizadas triagens, medição da pressão ocular, aplicação de colírio para dilatação da pupila, consultas e exames do nervo ótico, com cerca de 200 pessoas. Os pacientes diagnosticados com a doença receberam medicamentos (colírio), gratuitamente, para fazer o tratamento e terão a continuidade do tratamento garantida. O Projeto Glaucoma tem como objetivo atender os portadores da doença e sensibilizar a população sobre os riscos do glaucoma à saúde ocular. Glaucoma é uma doença ocular causada principalmente pela elevação da pressão intraocular que provoca lesões no nervo ótico e, como consequência, comprometimento visual. Se não for tratado adequadamente, a doença pode levar à cegueira.

Ministério da Educação autoriza curso de Medicina Veterinária para a Faculdade Guanambi

Quinta / 07.05.2015

O Ministério da Educação (MEC) publicou, no Diário Oficial da União da última quarta (6), autorização para o funcionamento do curso de Medicina Veterinária na Faculdade Guanambi (FG). Serão oferecidas 100 vagas anuais e a autorização do MEC já vale para o vestibular 2015.2. O curso de Medicina Veterinária é uma resposta à demanda por profissionais da área na região, que chega a absorver mão de obra especializada de outros estados.

A autorização de Veterinária faz parte de uma perspectiva de expansão da FG, do mesmo modo que a implantação do primeiro Mestrado em Direito do interior do Nordeste e a autorização do curso de Engenharia Civil. O curso de Medicina Veterinária abre um leque de oportunidades para estudantes do semiárido baiano, que não precisam mais se deslocar para os grandes centros para ter acesso a um ensino superior.

“A autorização do curso de Medicina Veterinária é mais um marco importante no desenvolvimento econômico e social da região. A Faculdade Guanambi vem cumprindo um papel central e decisivo no fomento à produção de conhecimento voltado para nossa realidade e preparação de profissionais que atuam com excelência em Guanambi e região” afirma Felipe Duarte, diretor-geral da FG.

Georgheton Nogueira, diretor acadêmico e administrativo, destaca que o fluxograma do curso foi adaptado para as necessidades regionais, contendo, além das disciplinas tradicionais, conteúdos voltados para o contexto da Medicina Veterinária a partir das características sociais, econômicas e ambientais do semiárido baiano.

Brumado: Vereador Zé Ribeiro comenta Projeto que institui obrigações de proprietários de terrenos baldios

Quinta / 07.05.2015

Por Luís Gustavo

Vereador José Ribeiro Neves destacou que proprietários serão notificados e terão um prazo para regularizar situação do terreno (Foto: Luís Gustavo/Site Sertão Hoje)

Na última sessão da Câmara Municipal de Brumado, os vereadores aprovaram em primeira discussão e votação, o Projeto de Lei Nº 006/2015, que 'Institui obrigações quanto a limpeza, conservação e regularização de terrenos baldios e passeio, por parte dos respectivos proprietários'. Falando ao Site Sertão Hoje e Jornal Tribuna do Sertão, o Vereador José Ribeiro Neves (Zé Ribeiro - PT) destacou que a fiscalização ficará a cargo da Secretaria Municipal de Infraestrutura (SEINFRA). 'A Prefeitura de Brumado terá que notificar os proprietários de terrenos baldios para que promovam a limpeza dos mesmos, construam os muros e até mesmo as calçadas', afirmou. O Vereador destacou ainda que a lei prevê que, em caso de descumprimento por parte do proprietário, a Prefeitura poderá realizar os serviços e depois cobrar os custos dos proprietários. 'Os custos destes serviços serão cobrados em forma de impostos dos proprietários', afirmou. Agora, o Projeto de Lei será submetido a segunda votação e discussão e, sendo aprovado, segue para sanção do prefeito Aguiberto Lima Dias.

Você sabe o que é desaposentação? Leia e saiba se você tem direito

Quinta / 07.05.2015

A desaposentação é a substituição da atual aposentadoria por uma mais vantajosa, feito pelos aposentados que continuaram trabalhando e contribuindo com seu INSS após começar a receber o benefício. Todas as contribuições do inativo são recalculadas e aproveitadas no novo benefício, inclusive, as contribuições pagas pelo segurado depois que ele se aposentou.

O Supremo Tribunal Federal (STF) ainda não tem uma decisão final a respeito da desaposentação e também não possui um prazo para continuar a votação que teve início em 2014. Contudo, a expectativa é que ainda neste ano se finalize esse impasse com um posicionamento favorável aos aposentados. Hoje são milhares de brasileiros que possuem esse direito e não sabem ou tem medo de entrar na Justiça.

Existem três variáveis matemáticas que elevam e muito o valor da nova aposentadoria. Esse aumento é possível porque: o recálculo do fator previdenciário ou inclusão do fator previdenciário positivo, pelo fato de o segurado estar mais velho hoje em comparação a data da concessão daquele primeiro benefício, uma vez que, naquela época, o fator previdenciário só prejudicava a vida do aposentado porque o mesmo aposentou-se “novo” ou com menos idade, e por isso, tem seu benefício cada ano mais achatado; e o valor do teto da Previdência Social que hoje é de R$ 4.663,75, está bem mais elevado e bem mais interessante que o teto da época em que o segurado requereu sua aposentação. O atual teto do INSS é levado em consideração por ocasião do recálculo quando é requerido a desaposentação.

Assim, todos os aposentados-trabalhadores que se encontram nas situações acima apresentadas devem ficar atentos como os rumos que estão sendo tomados pelo STF, e também devem ter consciência que podem ingressar com este pedido na Justiça. Estima-se que sejam centenas de milhares de aposentados que estão nessa situação.

Governo se reúne com funcionários da EBDA para manter diálogo

Quinta / 07.05.2015

Representantes do Sindicato dos Trabalhadores na Agricultura da Bahia (Sintagri) foram recebidos pelos secretários de Relações Institucionais (Serin), Josias Gomes, do Desenvolvimento Rural (SDR), Jerônimo Rodrigues e pelo chefe de gabinete da Secretaria da Administração, Rodrigo Pimentel, no começo da noite da última terça-feira (5), na Serin, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador. O encontro ocorreu para dar continuidade ao diálogo sobre a situação dos funcionários da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), que passa por um processo de liquidação.

Cláudio Menezes é o novo presidente da Bahia Mineração

Quinta / 07.05.2015

José Viveiros deixou o cargo, onde atuou durante quatro anos, após o encerramento do seu contrato (Foto: Reprodução/Internet)

A Bahia Mineração anunciou, na última quarta (06), a nomeação de Cláudio Menezes como seu novo presidente. Menezes já tem um histórico no setor de mineração, com mais de 35 anos de experiência e expertise na realização de projetos internacionais, inclusive na África e Austrália. Cláudio Menezes é engenheiro mecânico de formação e já atuou nas áreas de manutenção, operação e implementação de projetos de mineração. Ele chega à BAMIN após uma longa trajetória profissional em empresas de grande porte como a Anglo American, MMX, Millennium e a Mineração Rio do Norte. O executivo foi nomeado após a saída de José Viveiros, que deixa o cargo onde atuou durante quatro anos, após o encerramento do seu contrato. Cláudio Menezes assume a presidência da BAMIN em um cenário econômico mundial desafiador, já que o preço de referência do minério de ferro passou, recentemente, pelo valor mais baixo dos últimos 10 anos. “O Brasil passa por um momento de ajustes ao mercado que requer atenção e decisões difíceis, mas a BAMIN tem ao seu favor diversos elementos para enfrentar a situação” defendeu. De acordo com o novo presidente, estudos geológicos recentes indicaram que as reservas minerais da empresa possuem um significativo percentual de minério de alto teor de ferro. “Estamos ampliando as sondagens geológicas para confirmar essas informações conforme códigos de qualidade internacionais”, explicou.

Guanambi: Começa amanhã a 2ª Feira Territorial de Economia Solidária

Quinta / 07.05.2015

Por Maria Nunes

A Praça do Feijão, em Guanambi, vai sediar amanhã e sábado (8 e 9), a 2ª Feira Territorial de Economia Solidária, promovida pelo Centro Público de Economia Solidária (Cesol) do município. Serão comercializados produtos de empreendimentos de várias localidades do Território do Sertão Produtivo, de artesanato a alimentos. A feira comercializará, entre outros produtos, bonecas, toalhas de mesa, panos de prato e lembranças, além de cestos de palha e cipó, e confecções de materiais em madeira, reciclados. Na área de alimentação, espetinho de bode, doces, geleias, pães, beijus, farinha, temperos, sucos e polpas, resultado do trabalho coletivo das associações. Assim como no ano passado, os organizadores da Feira Solidária esperam o mesmo sucesso da anterior, considerada pelos participantes (técnicos, agentes e consultores), a concretização de um grande passo para a consolidação do trabalho do Cesol Sertão Produtivo junto a esses empreendimentos de economia solidária.

Brumado: Vereador Santinho questiona qualidade da água distribuída em Pedra Preta

Quinta / 07.05.2015

Por Eliana Costa

Vereador José Santos (Santinho) afirmou que estará atento a esta questão (Foto: Luís Gustavo/Site Sertão Hoje)

O vereador, brumadense, José Santos (Santinho – PTC) em seu pronunciamento na sessão da última segunda (04) cobrou providências da Embasa quanto a qualidade da água fornecida na comunidade de Pedra Preta, pois os moradores da localidade relataram esse problema solicitando a colaboração no sentido de resolver esta questão. Na mesma sessão, Santinho apresentou ainda proposições solicitando do executivo municipal providências na recuperação de várias ruas da cidade. Entre as ruas citadas estava a Rua José Alves de Limam no bairro Doutor Juraci, a Maria Jovino Soares, no bairro Novo Brumado, a Princesa Leopoldina, entre outras.

Prefeito Dinho anuncia reconstrução de praça e aquisição de veículos

Quinta / 07.05.2015

Por Leonardo Oliva

Prefeito e representante da Caixa Econômica Federal assinando o convênio para reconstrução da 'Praça do Gordura' (Foto: Luís Gustavo/Site Sertão Hoje)

Durante a abertura do 7º Encontro dos Produtores Rurais de Barra da Estiva, realizada hoje (07) - Aberto Oficialmente o 7º Encontro de Produtores Rurais de Barra da Estiva, o prefeito Dr. Adriano Pires (Dinho) aproveitou para anunciar e assinar um convênio com o Governo Federal, através da Caixa Econômica Federal, para reconstrução da Praça Pedro Rodrigues de Souza, localizada no centro da cidade e que é conhecida como 'Praça da Gordura'. O convênio no valor de R$ 450 mil é fruto de uma emenda parlamentar do Deputado Federal José Rocha. O gestor municipal anunciou ainda que a Prefeitura de Barra da Estiva adquiriu um veículo Fiat Strada que será destinado para a Secretaria Municipal de Assistencia Social e vai auxiliar na realização do trabalho. Dinho destacou ainda que o município vai adquirir um veiculo Fiat Doblô, que será destinado à Secretária Municipal de Saúde e será usado no transporte dos pacientes que fazem hemodiálise em Vitória da Conquista. A aquisição do veículo representará um investimento de aproximadamente R$ 70 mil.

Aberto Oficialmente o 7º Encontro de Produtores Rurais de Barra da Estiva e Região

Quinta / 07.05.2015

Por Leonardo Oliva

Abertura oficial do evento contou com as presenças de diversas autoridades do município e estado (Foto: Luís Gustavo/Site Sertão Hoje)

Foi aberto oficialmente hoje (07), pela manhã, o 7º Encontro dos Produtores Rurais de Barra da Estiva e Região. A abertura foi realizada no plenário da Câmara Municipal de Vereadores e contou com as presenças de diversas autoridades, dentre as quais o Secretário de Desenvolvimento Rural (SDR), Jerônimo Rodrigues, que representou o Governador Rui Costa, que está participando do 3º Encontro de Governadores do Nordeste, em Natal (RN); os deputados estaduais Marquinhos Viana, Vitor Bonfim e Gika; a Presidente da União das Prefeituras da Bahia (UPB), Maria Quitéria; o Secretário de Agricultura de Barra da Estiva, José Henrique Tinoco; os prefeitos Dr. Adriano Pires (Dinho - Barra da Estiva), Albercinho (Ituaçu) e Arnaldo Pires (Ibicoara); a ex-prefeita Dona Lúcia Viana; vereadores, secretários municipais e demais autoridades de Barra da Estiva e outros municípios. Em sua sétima edição, o Encontro de Produtores Rurais, que tem como tema 'Café, Maracujá e Morango: o forte da nossa economia é a agricultura familiar', volta a ser realizado nas dependências do legislativo municipal, tendo em vista que  os dois anos anteriores este espaço havia sido negado pelo então Presidente, Vereador Antônio Lopes (Lopão). O Encontro dos Produtores segue até sábado (09) e o Site Sertão Hoje e Jornal Tribuna do Sertão vão fazer a cobertura completa do evento.

CLIQUE AQUI E VEJA A COBERTURA FOTOGRÁFICA COMPLETA

Pequenos produtores rurais de Ituaçu são beneficiados com entrega de alevinos

Quinta / 07.05.2015

Por Leonardo Oliva

Prefeito Albercinho, Deputado Marquinhos Viana e do Secretário Estadual Jerônimo Rodrigues (SDR) fazendo a entrega para uma pequena agricultora (Foto: Luís Gustavo/Site Sertão Hoj

35 pequenos produtores rurais, de diversas localidades do município de Ituaçu, receberam hoje (07), do Governo do Estado da Bahia, através da Bahia Pesca, mil alevinos cada. A ação, realizada em parceria com a Prefeitura de Ituaçu, visa incentivar a piscicultura familiar no município como alternativa de geração de renda para pequenos produtores familiares. A solenidade de entrega foi realizada no Centro de Geração e Renda e contou com as presenças do prefeito Albercinho, do Secretário de Desenvolvimento Rural (SDR) Jerônimo Rodrigues, do Presidente da Bahia Pesca Dernival Oliveira, da Coordenadora de Agronegócio de Ituaçu Maria Helena Costa (Lena), Vereadores Marcinho de Noé, Beto de Oscar, Dr. Augusto e Niltinho, secretários municipais José Carlos dos Anjos (Assistência Social) e Dr. Eduardo Moraes (Administração). Falando na oportunidade, o prefeito Albercinho destacou que a ação é uma 'semente' que está sendo plantada no município e que se todos se empenharem, no futuro, Ituaçu colherá bons frutos. 'Nosso município tem potencial para se tornar um polo de piscicultura, mas para isto os pequenos produtores precisam fazer a sua parte também, empreendendo e investindo para que a atividade cresça', destacou. Já o Secretário Jerônimo Rodrigues destacou que a SDR tem como público alvo os pequenos produtores, que representam 80% agricultores baianos. 'A Bahia tem a maior população rural do país - 4 milhões, distribuídos em 700 mil propriedades rurais - e o governador Rui Costa está tendo um olhar atento para esta parcela importante da nossa economia', afirmou. Jerônimo Rodrigues ainda enfatizou que outros produtores podem se cadastrar para receber alevinos e que a SDR tem um grande estoque de 'raquete' palma forrageira para plantio, que representa uma importante reserva alimentar para os criadores na época da seca. 'Estamos trabalhando para garantir uma melhor qualidade de vida dos produtores rurais de nosso estado', afirmou o Secretário.

Solenidade contou com as presenças de autoridades do município e do estado (Foto: Luís Gustavo/Site Sertão Hoje)

Paulo Rabello de Castro será o palestrante de honra da 16ª Agrocafé; evento começa na próxima segunda (11)

Quarta / 06.05.2015

Economista Paulo Rabello de Castro, palestrante de honra da 16ª Agrocafé, que será realizada em Salvador (BA)

O economista Paulo Rabello de Castro será o palestrante de honra do 16° Simpósio Nacional do Agronegócio Café – Agrocafé, que começa na próxima segunda-feira (11) e prossegue até a quarta-feira, no Bahia Othon Palace, em Salvador. O Agrocafé trará uma ampla grade de palestrantes, que abordarão toda a cadeia produtiva do agronegócio café, desde a pesquisa científica até a mesa do consumidor. Além do público geral, formado por produtores, pesquisadores, estudantes e técnicos de café, aproximadamente 200 cafeicultores familiares da Bahia participarão do simpósio, que engloba o III Seminário Nacional da Cafeicultura Familiar. O governador da Bahia, Rui Costa, já confirmou presença à abertura do evento.

Paulo Rabello de Castro é doutor em Economia, pela Universidade de Chicago, presidente do Instituto Atlântico, diretor-presidente da SR Rating, primeira empresa brasileira de classificação de riscos de crédito. É Fundador da RC Consultores, empresa de previsão econômica e análises de mercado e presidente do Lide Economia. É também um dos coordenadores do Movimento Brasil Eficiente (MBE). No evento, ele vai tratar do futuro da cafeicultura brasileira.

“Nada mais lógico, no momento em que vive o país, que trazer um grande economista para abrir o nosso evento. Hoje, mesmo os cafeicultores familiares precisam ter uma visão ampla sobre as leis de mercado, comércio internacional, crédito e formação de preços. Nosso Agrocafé tem sido importantíssimo para favorecer o acesso dos pequenos à informação”, diz o presidente da Associação dos Produtores de Café da Bahia (Assocafé), João Lopes Araújo.

A programação vai tratar, dentre outros temas, da atuação da mulher e do jovem no mercado brasileiro de café, da evolução da empresa familiar no agronegócio café, dos cafés orgânicos como uma opção viável para a agricultura familiar. Além das palestras, o Agrocafé 2015 traz os Cursos Intensivos, como o concorrido curso de noções de barista. O evento é aberto ao público e a programação completa, além do formulário para inscrições estão disponíveis no site: www.agrocafe.com.br

8 anos após depoimento ao Jornal Tribuna do Sertão, jovem mortugabense vai realizar o sonho de estudar medicina

Quarta / 06.05.2015

Por Maria Nunes

Alisson Rocha Oliveira, ao lado do pai Tim Cabeleireiro, exibe ogulhoso o exemplar do Jornal Tribuna do Sertão, guardado com carinho pela família (Foto: Maria Nunes/Site Sertão Hoje)

Em 2007, o Jornal Tribuna do Sertão (TS) editou um Caderno Especial em comemoração ao aniversário de 46 anos do município de Mortugaba. Na época, colhemos o depoimento de uma criança, Alisson Rocha Oliveira, estudante do Colégio Luiz Viana Filho, que aos 11 anos de idade revelou o sonho de 'ser médico'. Esta semana, a reportagem o TS voltou a Mortugaba para realizar a cobertura da Festa em homenagem ao Trabalhador - Governo de Mortugaba realiza festa em homenagem aos trabalhadores - e fomos surpreendidos pelos pais de Alisson, que nos mostraram o exemplar do jornal da época e nos informou que o filho havia sido aprovado no vestibular de medicina da Universidade Federal de Sergipe. Aos 19 anos, Alisson se mudará para Aracaju no próximo mês de agosto, quando começa então esta nova batalha na sua vida. 'Para mim foi muito gratificante ter conseguido, porque é muito difícil e a concorrência é muito grande. Fiquei muito feliz por ter alcançado este objetivo. Agora, tenho que batalhar mais ainda para conseguir vencer e me formar', afirmou Alisson. O jovem é filho de Tim Cabeleireiro e Maria Aparecida, que é Coordenadora das Escolas Municipais da Zona Rural de Mortugaba. Eles estão radiante com o sucesso do filho e destacaram que ele sempre 'sonhava acordado' com a possibilidade de estudar medicina. O jovem, por sua vez, aproveitou para agradecer o apoio irrestrito dos pais no sentido de alcançar este 'sonho'. O Jornal Tribuna do Sertão e Site Sertão parabenizam o jovem Alisson Rocha Oliveira, ao tempo em que se sentem extremamente gratificados de fazer parte desta história.

Recorte do Jornal Tribuna do Sertão, de 2007, com depoimento de Alisson Rocha Oliveira (Arquivo Jornal Tribuna do Sertão/Foto Site Sertão Hoje)

Vereador Santinho denuncia possível formação de 'Cartel' em Brumado

Quarta / 06.05.2015

Por Luís Gustavo

Vereador Santinho apresentou notas fiscais que comprovam que o produto comercializado em cidades vizinhas é de R$ 5 a R$ 8 mais barato que em Brumado (Foto: Luís Gustavo/Site Sertão Hoje)

Na sessão da Câmara de Vereadores, realizada na última segunda (4), o vereador José Santos (Santinho), denunciou a possível formação de 'cartel' no comércio de gás de cozinha (GLP) em Brumado. De acordo com o vereador, em toda região circunvizinha o Gás de Cozinha é vendido por um preço inferior que o comercializado no município. Santinho apresentou notas fiscais para a comprovação dos valores excessivos estipulados pelos estabelecimentos que comercializam o produto em Brumado. Segundo ele, a diferença de valores entre o gás de cozinha (GLP) em Brumado e cidades vizinhas variam de R$5,00 à R$8,00 reais, um valor que pesa no bolso do consumidor brumadense. Ainda segundo Santinho, a população vem questionando esses aumentos,  havendo, inclusive, ações no Ministério Público. O vereador José Ribeiro também comentou o valor cobrado, mencionando que a Prefeitura e a Câmara de Vereadores compram o GLP com valor inferior que o comercializado no município.

Igaporã: Agentes de Combate às Endemias recebem novos equipamentos

Quarta / 06.05.2015

Por Samuel Gonçalves

A entrega foi feita após uma reunião com a prefeita Rosana Cotrim, durante a qual foram debatidas questões relacionadas ao trabalho desenvolvido pelos ACE's

A Prefeita de Igaporã, Rosana Cotrim, participou de uma reunião com os agentes de combate a Endemias do município, a fim de tratar sobre os desafios enfrentados no seu trabalho. Na ocasião, a gestora municipal apresentou as possíveis soluções que ali ficaram definidas em comum acordo. Após a reunião foram entregues aos agentes os novos equipamentos de trabalho e proteção individual contendo bolsa e protetor solar. O Agente de Combate às Endemias - ACE’s é quem realiza as ações de vigilância, prevenção e controle de doenças e promoção da saúde. Esses agentes são responsáveis pelas visitas às casas para informarem a população de um determinado lugar como prevenir e controlar doenças. A prefeita Rosana destacou a importância dos serviços prestados pelos profissionais. “Os trabalhos dos agentes são de suma importância para que uma política de prevenção e promoção de saúde seja eficaz” afirmou.