Sertão Hoje

Sertão Hoje

Adutora do Zabumbão: prefeito de Rio do Pires defende construção de nova barragem

Segunda / 04.05.2015

Durante a audiência pública em que foi debatida a construção de uma nova adutora na Barragem do Zabumbão, que levará água para mais seis municípios da região, o prefeito de Rio do Pires, Dr. Ney Nardes afirmou que o seu município jamais solicitou a construção desta adutora. Rio do Pires, ao lado de Ibipitanga, Macaúbas, Boquira, Oliveira dos Brejinhos e Ibitiara são os municípios que serão beneficiados pela nova adutora, caso ela seja construída. 'Nós nunca pedimos a água do Zabumbão', afirmou o gestor na Audiência Pública. Segundo Dr. Ney, Rio do Pires precisa de uma nova barragem, no Rio da Caixa. 'Queremos a construção de uma barragem no Rio da Caixa. Isso nos dará uma segurança hídrica. Já existem estudos para a construção desta barragem', destacou.

Adutora do Zabumbão: Representante da OAB disse que movimento contrário à construção não é egoísta

Segunda / 04.05.2015

Durante a audiência pública convocada pelo Comitê de Bacias Hidrográficas dos Rios Paramirim e Santo Onofre para discutir a construção de uma nova adutora na Barragem do Zabumbão, que levará água para mais seis municípios, o representante regional da OAB, João Ricardo Brasil, afirmou que o movimento que está sendo realizado em prol da não construção da adutora não é egoísta, mas de sobrevivência.“Essa manifestação é a luta pela sobrevivência. Não pensamos que a água do Zabumbão é de Paramirim, Caturama, Botuporã e Tanque Novo. Se tivéssemos este bem suficiente levaríamos para outras cidades. Mas infelizmente não temos e existem outras alternativas como a construção de barragens nos rios da Caixa e Remédios. O que não se pode admitir é que toda segurança hídrica de Paramirim seja comprometida”.

Comitê de Bacias propõe suspensão da licitação para construção de adutora no Zabumbão; Estado suspendeu processo por 30 dias

Segunda / 04.05.2015

A Barragem do Zabumbão, localizada entre os municípios de Paramirim e Érico Cardoso, tem capacidade de acumular 60 milhões de metros cúbicos e, atualmente, abastece os municípios de Paramirim, Caturama, Botuporã e Tanque Novo. Agora, o Governo do Estado quer construir uma nova adutora, que levará a água do reservatório para mais seis municípios: Rio do Pires, Ibipitanga, Macaúbas, Boquira, Oliveira dos Brejinhos e Ibitiara. Diante da preocupação externada pelos poderes públicos municiais e representantes da sociedade civil, o Comitê de Bacias Hidrográficas dos Rios Paramirim e Santo Onofre, presidido pelo engenheiro agrônomo Anselmo Barbosa Caires, convocou uma Audiência Pública com representantes do Governo do Estado para debater esta questão.

'O governo do estado atropelou as etapas. Teria que ouvir o comitê, a sociedade. A ação do comitê está embasado em dados da Agência Nacional das Águas (ANA) e do Ministério Público, por exemplo. A ANA liberou uma outorga e o governo atropelou esta ação. O governo do estado tem que ouvir a base, a sociedade, antes de tomar atitudes e não verticalizar, fazendo de cima para baixo', destacou o presidente do Comitê de Bacias.

O Governo do Estado foi representado na Audiência Pública pelo Secretário da Casa Civil, Bruno Dauster; pelo Secretário do Desenvolvimento Rural, Jerônimo Rodrigues; pelo representante do Chefe de Gabinete do governador, José Olímpio. A Audiência contou ainda com as participações do prefeito de Paramirim, Júlio Bernardo Bittencourt; do major Irlando Oliveira, Comandante da 46ª CIPIM; do presidente da Câmara de Vereadores de Paramirim João Teixeira Ramos; da promotora de Justiça, Luciana Khoury; da diretora do Inema, Márcia Teles; do diretor da Cerb, Marcos Vinícius Bulhões; entre outras autoridades.

Após uma ampla discussão, o Comitê de Bacias Hidrográficas dos Rios Paramirim e Santo Onofre deliberaram pela suspensão do processo licitatório de imediato até a decisão do conflito do Comitê do São Francisco; um projeto para adequação e modernização do rio Paramirim; implantação do Plano de Bacias dos Rios Paramirim e Santo Onofre e a construção da Barragem dos rios da Caixa e Remédios.

Ao final, o Secretário da Casa Civil, Bruno Dauster destacou a necessidade de realizar plenárias em outros municípios envolvidos e afirmou que o Governo do Estado 'está à disposição, dando as informações necessárias e ouvindo as demandas. A partir da próxima semana, vamos constituir uma câmara técnica que discuta a aprofunde todos estes detalhes técnicos para que haja uma homogeneização de posições. Me comprometi por outro lado a não tomar nenhuma atitude conclusiva do processo licitatório no prazo de até trinta dias'.

Vereador solicita construção de nova ponte ligando os bairros São Jorge e Dr. Juracy em Brumado

Segunda / 04.05.2015

Por Eliana Costa

Foto: Luís Gustavo/Site Sertão Hoje

O crescimento dos bairros no município de Brumado é notório, principalmente os que estão localizados nas extremidades. Um exemplo deste aumento populacional e também de extensão é o bairro São Jorge. Uma das carências do bairro, que vem causando muita preocupação aos moradores, por não atender mais às precisões em razão do tempo em que foi construída, há aproximadamente 15 anos, é a ponte que liga o bairro São Jorge ao bairro Dr. Juracy e, por consequência, as demais localidades da cidade.

O presidente da Associação de Moradores do bairro São Jorge, Paulo Roberto de Oliveira explica que, com uma largura de 03 metros nas entradas/saídas, alargando em seu centro para aproximadamente 4,5 metros, tendo de extensão 112 metros, 3 metros de altura e capacidade para até 12 toneladas, a ponte hoje é um motivo de preocupação para todos os moradores que residem no bairro é tem o local como único acesso.

Muito atento a esta problemática vivenciada pela população do bairro São Jorge e agora também dos novos moradores do Brisas I e II, o vereador Weliton Lopes realizará proposição solicitando do executivo municipal que construa uma nova ponte. O projeto tem como objetivo atender as atuais necessidades dos moradores e também das inúmeras pessoas que por ali transitam, proporcionando maior segurança e melhor trafegabilidade, visto que também é acesso para a BR 030, onde se localizam muitas empresas.

 “Estaremos encampando essa luta atendendo a reivindicação dos moradores e contamos com a sensibilidade do gestor  a essa primordial necessidade” observou Weliton Lopes.

Deputado Luciano Ribeiro questiona a constitucionalidade de projeto que reajusta salário na Bahia

Segunda / 04.05.2015

Por Giselle Quintão

Em pronunciamento, na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), o deputado Luciano Ribeiro (DEM) questionou a legalidade do Projeto de Lei que reajusta o salário proposto pelo governo do Estado. "Estamos aqui para defender os interesses da sociedade e não podemos aceitar uma proposta que seja inconstitucional, como foi a do reajuste salarial. Além de carecer de legalidade por conta de não obediência da data base, que é em janeiro, de igual modo não podemos autorizar que sejam pagos aos servidores salários abaixo do mínimo constitucionalmente garantido" pontuou Luciano Ribeiro em defesa das devidas modificações ao projeto de reposição salarial do governo do Estado.  A proposta do deputado é que os índices negociados com o governo sejam pagos em parcela única, em janeiro.

Movimentos sociais se mobilizaram em defesa do trabalhador em Vitória da Conquista

Segunda / 04.05.2015

Manifestação de trabalhadores na Praça 09 de Novembro, em Vitória da Conquista.

O Sindicato dos Bancários de Vitória da Conquista e Região participou, juntamente a outros movimentos sociais, de uma mobilização em defesa os direitos dos trabalhadores, em Vitória da Conquista, na manhã da última quinta-feira (30). O movimento se deu em torno de uma panfletagem na Praça Nove de Novembro, no centro da cidade, onde os representantes das entidades apontaram os maiores problemas enfrentados pelos trabalhadores. Além de destacarem os riscos vindos da ampliação da terceirização, categorias apontaram os impactos das recentes medidas contra os trabalhadores. Para a professora e presidente do Sindicato do Magistério Municipal Público de Vitória da Conquista – Simmp, Geanne Nascimento, há uma apatia social diante a situação dos trabalhadores. “O projeto da terceirização aprovado na Câmara vem para precarizar as relações de trabalho, mas o que notamos, hoje, é que grande parte da população está apática a essa situação, estão desmobilizados socialmente, vivendo uma alienação brutal, e não consegue mais se reconhecer como uma classe. Só temos o que lamentar de uma sociedade que opta pela individualização, ao invés de lutar por conquistas coletivas” aponta.

“Infelizmente, no cenário atual, não há o que se comemorar neste Dia do Trabalhador. A classe trabalhadora está em luta pela manutenção do que já foi conquistado, inclusive, o próprio direito de reivindicar. A repressão violenta e os ataques aos direitos que estamos sofrendo por parte de governos só demonstram o quanto é preciso mobilização e atenção aos últimos acontecimentos no nosso país. Os ataques de ontem [quarta-feira (29)], aos professores no Paraná, foram brutais e só ratificam a tentativa de criminalização das mobilizações em nosso país”, afirma o presidente do SEEB/VCR, Paulo Barrocas. A manifestação faz parte das ações organizadas pelo Sindicato dos Bancários de Vitória da Conquista e Região, SIMMP/VC, Sindsaúde, Marcha Mundial de Mulheres, Levante Popular, Sindilimp, Sinserv, Sindae, APLB/SINDICATO, Movimento Unificado das Associações de Moradores, MST, ADUSB, Sindacs, Sindicato dos Rodoviários, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Consulta Popular e UJS.

Universitário morre em acidente de trânsito em Guanambi

Segunda / 04.05.2015

Foto: Reprodução/Facebook

Um acidente de trânsito, ocorrido em uma avenida da cidade de Guanambi, vitimou o jovem Felipe Ledo, conhecido como 'Ledão', aos 27 anos de idade. Segundo informações obtidas pelo Site Sertão Hoje, o jovem motociclista esta transitando em sua Honda Hornet, quando ao passar por um quebra-molas recém construído acabou perdendo a direção. Na queda, ele teria batido a cabeça em uma pedra e morrido no local do acidente. Felipe Ledo estava acompanhado de uma mulher no momento do acidente, que também sofreu ferimentos, foi socorrida por uma equipe do Serviço Médico de Urgência (SAMU 192) e levada ao Hospital Regional de Guanambi. O seu estado de saúde não foi divulgado pelo Hospital. Felipe Ledo estudava na Faculdade Guanambi (FG). Em nota encaminhada à redação do Site Sertão Hoje, a FG lamentou o ocorrido e suspendeu as aulas na unidade nesta segunda (04). Segue a nota na íntegra: 'a Faculdade Guanambi lamenta profundamente o falecimento do discente Felipe Ledo, ocorrido no final da tarde deste domingo (3). Neste momento de dor e despedida, prestamos nossa solidariedade aos familiares e amigos. Em tempo, informamos à comunidade acadêmica FG que as aulas estão suspensas nesta segunda-feira (4)'.

Guanambi: obras de pavimentação de vias públicas melhoram a qualidade de vida da população

Segunda / 04.05.2015

A Prefeitura Municipal de Guanambi dá continuidade ao seu cronograma de obras de pavimentação e melhorias urbanas, atendendo demandas dos moradores para a  melhora da sua qualidade de vida. Com recursos próprios, estão em andamento e fase de conclusão, as pavimentações da Rua 20, no Bairro Santo André que promove a ligação com o Bairro Lagoinha, facilitando a mobilidade dos que por ali trafegam. Foi concluída a pavimentação da Rua 20 no Bairro Alto Caiçara e, em fase de conclusão, a Rua 10 no BNH. Na zona rural, a prefeitura promove a recuperação de trechos  na região do Baixio, beneficiando as comunidades de Capim de Raiz, Campo de Baixo, Guanambi - Pajeu, Corujas e, mais recentemente, a estrada de Mucambinho, Lagoa do Tubi, Anta Gorda, Jurema, interligando Guanambi com o Município de Candiba.

Motocicleta furtada é recuperada em Brumado; veículo já foi entregue ao proprietário

Quinta / 30.04.2015

Por Luís Gustavo

Sede da 20ª Coordenadoria de Polícia do Interior (COORPIN), em Brumado

Na terça-feira (28), por volta das 10h30min da manhã, o Pelotão Carcará da 34ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM), de Brumado, recuperou uma motocicleta modelo FAN 150cc, cor preta, placa policial OVC-4074. A motocicleta foi encontrada nas imediações do bairro Urbis II, no meio de um matagal. Segundo informações obtidas pelo Site Sertão Hoje, há suspeitas que a motocicleta tenha sito utilizada em assaltos a um posto de combustível e a uma clínica particular, na cidade. Há ainda, investigações que também tenha sido usada no arrombamento da Casa Memorial Monsenhor Fagundes. A motocicleta foi encaminhada para a 20ª Coordenadoria de Polícia do Interior (COORPIN), onde foi realizada a perícia. Segundo informações, a moto já foi devolvida ao seu proprietário.

Gamesa Eólica vai ampliar indústria na Bahia em junho

Quinta / 30.04.2015

O presidente da Gamesa Eólica, Edgard Corrochano, esteve reunido com o governador Rui Costa

Os bons ventos que sopram na Bahia têm estimulado a economia por meio da produção da energia eólica. O presidente da Gamesa Eólica, Edgard Corrochano, esteve reunido com o governador Rui Costa e o secretário em exercício da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), Paulo Guimarães, na tarde da última terça-feira (28), no Centro Administrativo da Bahia (CAB), onde apresentou os futuros projetos eólicos na região.

Edgard também anunciou que a inauguração da expansão da indústria em Camaçari será no mês de junho, possivelmente, no dia 8. “Temos o objetivo de consolidar a cadeia produtiva de energia eólica no estado da Bahia. “Queremos investir mais com os nossos fornecedores para, obviamente, aproveitar da questão logística de tê-los perto de nossas fábricas e, com isso, nos tornarmos mais competitivos perante nossos clientes e ao mercado. Ao mesmo tempo, conseguiremos gerar emprego para a Bahia”” disse.

A Bahia já foi contemplada com 161 projetos de energia eólica que vão ser instalados em mais de 20 cidades até 2017. Um total de 37 parques eólicos estão em operação no estado. Até 2014, a Bahia já recebeu investimentos em energia eólica da ordem de R$ 12 bilhões.

Igaporã: famílias em situação de vulnerabilidade recebem alimentos do PAA

Quinta / 30.04.2015

Por Samuel Gonçalves

Um dos programas realizados pela prefeitura de Igaporã, em parceria com o Governo Federal, é o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). No programa, o governo municipal adquire alimentos produzidos por agricultores familiares da Associação Comunitária de Lagoa da Torta e Adjacências. Criado pelo Governo Federal, o PAA possui duas finalidades básicas: promover o acesso à alimentação e incentivar a agricultura familiar. Em Igaporã é gerido pela Secretaria de Desenvolvimento Social, por meio do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).

Todas as terças e quintas no espaço do CRAS, é realizada a entrega de bolos e verduras para 2.500 pessoas em situação de vulnerabilidade, incluindo moradores da sede e zona rural, que fazem parte do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV).

O PAA é uma política pública de segurança alimentar e nutricional, que busca fortalecer a agricultura familiar, oferecendo serviços públicos e promovendo a alimentação saudável, como um direito básico de toda a população.

Sábado (02) acontece a 1ª partida da final do Campeonato de Barra da Estiva

Quinta / 30.04.2015

Por Leonardo Oliva

No próximo sábado (02), às 20h00, acontecerá a primeira partida da final do 12º Campeonato Municipal de Futsal, Edição 2015, realizado pela Prefeitura Municipal de Barra da Estiva, através da Divisão de Esportes e Lazer. A final será disputada pelas equipes do Juventude e do Madeirol. A segunda partida da final está marcada para o dia 16/05, mesma data em que acontecerá a disputa do 3º Lugar, entre as equipes da Capão do Curral e Renovação. Até agora, o artilheiro da competição é Joedson dos Santos (Jojô), da equipe do Juventude, com 14 gols. Este evento tem o apoio do: Instituto Formação, Art & Pel – Gráfica Rápida, Elétrica Luz, Ótica Barra, Vereador Fabrício Viana, Barra FM, Rede Guarani e da Polícia Militar.

Igaporã: Prefeita Rosana Cotrim assina Ordem de Serviço de cobertura de quadras esportivas

Quinta / 30.04.2015

Por Samuel Gonçalves

A assinatura das Ordens de Serviços foi realizada no Colégio Municipal de Canabrava

A Prefeita Rosana Cotrim esteve na manhã da última quarta-feira (29) no Colégio Municipal de Canabrava, onde assinou uma ordem de serviço para a cobertura das quadras poliesportivas das comunidades rurais de Canabrava e Gameleira. Nestas duas obras serão investidos R$ 321.231,57, fruto da parceria entre a Prefeitura de Igaporã e o Governo Federal por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

Para a Prefeita Rosana Cotrim, as obras são de extrema importância e colaboram com o processo educacional das crianças e jovens das localidades. “Essas obras beneficiarão não apenas os professores e alunos durante as práticas esportivas, mas também as famílias como um todo que também poderão usufruir desse espaço. Essa iniciativa dará um novo impulso ao lazer, prática esportiva e atividades culturais. Ela irá ainda contribuir com a qualidade do ensino, melhoria da estrutura física da escola e nas condições de trabalho dos educadores” afirmou.

Na ocasião, também estavam presentes moradores e alunos da localidade, o Presidente da Câmara Municipal, Marlúcio Seixas, o Secretário Municipal de Esporte e Lazer, Demócrito Oliveira, o Secretário Municipal de Saúde, Ilmazim Rocha, o Diretor de Infraestrutura e Obras Celso Fagundes, a Secretária Municipal de Governo, Jânia Núbia, o Diretor do Colégio local, Elimar Novais e a equipe gestora do colégio.

Na Câmara de Vitória da Conquista: Sindicato denuncia seleção de atendimentos nos bancos

Quinta / 30.04.2015

Assembleia da Câmara de Vereadores de Vitória da Conquista

Na manhã da última quarta-feira (29), o Sindicato dos Bancários (SEEB/VCR) participou da assembleia da Câmara Municipal de Vitória da Conquista com o intuito de denunciar em tribuna livre a segregação de atendimentos praticada pelos bancos da cidade. O espaço para denúncia foi solicitado pelo SEEB/VCR depois do recebimento de várias reclamações da população sobre a discriminação existente na moderação feita nas agências de Vitória da Conquista. “Os bancos estão selecionado, de acordo os seus interesses financeiros, os clientes e usuários de serviços nas portas das agências. Como não podemos atuar em nome dos clientes, já que somos uma entidade trabalhista, resolvemos buscar a Câmara, quanto representantes da população, para que haja uma ação conjunta tentando modificar mais esse destrato dos bancos com a sociedade”, destaca o presidente do Sindicato, Paulo Barrocos.

O vereador Sidney Oliveira afirmou que existe uma comissão na Câmara, formada no ano passado, acompanhando os abusos cometidos contra clientes e consumidores, tentando coibir, inclusive, os absurdos que os bancos impõem à população conquistense. “Estamos à disposição do consumidor, junto com o próprio Procon, para atender as demandas da população. Agora, é preciso que haja a denúncia. Não adianta reclamar apenas em off, nas filas, é preciso formalizar os abusos. Claro que, devido aos trâmites e às próprias demandas, leva um tempo para solução, mas existe leis em defesa dos consumidores, que funcionam, sim”, alerta o vereador.

Escritor da Academia de Letras e Artes de Brumado é premiado em Concurso Nacional

Quinta / 30.04.2015

O Escritor Paulo Esdras, da Academia de Letras e Artes de Brumado (ALAB), foi premiado esta semana em duas categorias literárias no Concurso Nacional do Sesc. A crônica “A Montanha das Montanhas” foi a única representante contemplada do Norte-Nordeste no Prêmio SESC de Crônicas Rubem Braga - Edição 2014, selecionada junto com outros 14 trabalhos que farão parte de uma coletânea que será publicada pelo SESC do Distrito Federal.

No Prêmio SESC de Poesia Carlos Drummond de Andrade - Edição 2014, a obra de Esdras, “Jasmim”, foi selecionada entre as 35 melhores do país para integrar uma publicação que será lançada ainda este ano. “Fiquei surpreso e feliz com a seleção de minhas duas obras. Foi a primeira vez que participei de um concurso nacional e não esperava ser contemplado de primeira. É um reconhecimento nacional que me dará mais confiança para continuar escrevendo” disse Paulo Esdras. O escritou adiantou que publicará seu primeiro romance ainda este ano tendo o município de Brumado como cenário.

CLIQUE AQUI E CONFIRA A LISTA COMPLETA DOS PREMIADOS