Sertão Hoje

Sertão Hoje

Igaporã promove ação do projeto Água, Sustentabilidade e Vida: Desafios Para o Futuro

Quinta / 16.04.2015

Por Samuel Gonçalves

Aconteceu no Auditório Municipal Olver Vieira, em Igaporã, mais uma ação do Projeto Água, Sustentabilidade e Vida: Desafios Para o Futuro. Na ocasião o coordenador da Câmara Consultiva Regional (CCR) do Médio São Francisco, Cláudio Pereira, palestrou para estudantes, professores, autoridades e sociedade em geral acerca do tema “O Rio São Francisco e os desafios dos recursos hídricos”. Preocupado com as questões ambientais e com os recursos hídricos do município de Igaporã é que a Administração Municipal promove este projeto, vinculado ao projeto territorial “O Velho Chico está morrendo, vamos salvar o Velho Chico”. O projeto possui um cronograma de ações diversificado que envolve as escolas, comunidades, agentes de endemias e saúde, campanhas sobre consumo racional, a coordenação do projeto tem levado a todo o município reflexões e firmado parcerias importantes para garantir a recuperação de trechos de rios e nascentes. O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco é um órgão colegiado, integrado pelo poder público, sociedade civil e empresas usuárias de água, que tem por finalidade realizar a gestão descentralizada e participativa dos recursos hídricos da bacia, na perspectiva de proteger os seus mananciais e contribuir para o seu desenvolvimento sustentável. A diversidade de representações e interesses torna o CBHSF uma das mais importantes experiências de gestão colegiada envolvendo Estado e sociedade no Brasil.

Barra da Estiva: Prefeito participa da IV Conferência dos Direitos da Criança e do Adolescente

Quinta / 16.04.2015

O Prefeito de Barra da Estiva, Adriano Carlos Dias Pires (Dinho), participou na manhã da última quarta-feira (15), no Plenário da Câmara de Vereadores “Manoel Joaquim Netto”, da IV Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, com o tema: “Política e Pleno Decenal dos Direitos Huamnos de Crianças e Adolescentes: Fotalecendo os Conselhos do direitos da Criança e do Adolescente da Bahia”. Estavam presente na Conferência, o chefe do executivo municipal, o Presidente da Câmara, o Vereador Fabricio Viana, o vereador Alessandro Pereira (Bico), Secretários municipais, o Assessor Jurídico do município,  Tárclio Farias, o Pe. Gonçalo Aranha dos Santos, o Pastor Edmar Geraldo Ferreira da Igreja Metodista Wesleyana, Conselheiros Tutelares, educadores, estudantes, entidades representativas e diversas outras pessoas da comunidade urbana e rural.

Malhada de Pedras inicia trabalho de reformulação do Plano Municipal de Educação

Quinta / 16.04.2015

No último dia 08, a equipe da Secretaria de Educação de Malhada de Pedras, juntamente com os membros do grupo colaborativo municipal, deu inicio aos trabalhos para reformulação do Plano Municipal de Educação que foi aprovado no ano de 2011, através da Lei Municipal 55/2011, e necessita de adequação até junho de 2015 para estar em conformidade com o Plano Nacional de Educação (PNE). Para auxiliar na elaboração, na sexta-feira (10), três membros do grupo colaborativo, entre eles a Secretária de Educação Edna Pereira, participaram do 1° Encontro de Formação para Elaboração/Adequação dos Planos Municipais de Educação, no município de Igaporã – Ba. O encontro ocorreu na Câmara Municipal de Vereadores, sob a condução da avaliadora educacional, Robélia Aragão, que faz parte da  Secretaria de Articulação com Sistemas de Ensino do Ministério da Educação (SASE/MEC), União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME/BA) e Programa de Apoio ao Município (PROAM/ SEC - BA). Na oportunidade, a avaliadora apresentou toda a equipe baiana envolvida na ação de assessoramento aos municípios. 

Caetité: Conferência dos Direitos da Criança e do Adolescente é adiada para dia 22

Quarta / 15.04.2015

Por Henrique da Mata

A 4ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, que estava marcada para acontecer hoje (15), está com nova data: dia 22 de abril. O evento foi adiado após a notícia do falecimento de Dom Antônio Alberto Guimarães Rezende, na última segunda (13). O encontro acontecerá no CTL, ao lado da Rádio Educadora, que fica na Av. Dom Manuel Raimundo de Mello. O horário permanece o mesmo, das 8h às 17h. A quarta edição do evento terá como tema “Planos Decenais dos Direitos Humanos das Crianças e Adolescentes: Fortalecendo os Conselhos de Direitos”.

Morador denuncia caos na saída das escolas em Brumado; Diretor do SMTT diz que efetivo não é suficiente

Quarta / 15.04.2015

Por Luís Gustavo

Clidemar Amorim Rizério, Superintendente da SMTT (Foto: Luís Gustavo/Site Sertão Hoje)

O Jornal Tribuna do Sertão e Site Sertão Hoje receberam, via whatsapp, um vídeo feito por um leitor, que prefere ter a sua identidade preservada, denunciando o trânsito caótico em frente à Escola Monteiro Lobato, localizada na Rua Aureliano de Carvalho, em Brumado. Procuramos então a Superintendência Municipal de Trânsito e Transporte (SMTT) para verificar se eles têm conhecimento desta situação e o que está sendo feito para resolver este problema, tendo em vista que a falta de um gerenciamento do trânsito tem preocupado pais e alunos de algumas instituições de ensino, já que este problema não se restringe apenas àquela unidade. Falando ao Jornal Tribuna do Sertão e Site Sertão Hoje, Clidemar Amorim Rizério, Superintendente da SMTT afirmou que o efetivo não é suficiente para atender toda a demanda do trânsito brumadense. 'São apenas 18 agentes de trânsito pra cobrir todo o município. Seriam necessários pelo menos 34 agentes para fazer este trabalho', afirmou. Amorim ainda atribuiu parte dos problemas à falta de planejamento das escolas. 'As calçadas deveriam ser mais largas e o fluxo de veículos seria amenizado se as unidades tivessem área de estacionamento', afirmou. Amorim citou ainda a atitude de alguns pais, que param os seus veículos em fila dupla ou de forma inadequada e acabam prejudicando ainda mais o trânsito.

Corpo de Dom Alberto já está em Caetité e será sepultado amanhã (16)

Quarta / 15.04.2015

O corpo de D. Antônio Alberto Guimarães Rezende, Bispo emérito da Diocese de Caetité, chegou ao município na manhã dessa quarta-feira (15) e está sendo velado na Catedral Nossa Senhora Sant'Ana. O Prefeito Municipal de Caetité José Barreira de Alencar Filho decretou LUTO OFICIAL DE SETE DIAS pelo falecimento do Bispo Emérito. Foi, ainda, decretado o ponto facultativo nos órgãos municipais no dia 16 de abril, quinta-feira, dia do sepultamento. Dom Alberto deixa uma enorme lacuna, não apenas para a comunidade católica, mas para todos os cristãos, todos os homens e mulheres de bem, que o respeitavam, admiravam, e tinham nele um amigo sempre pronto a uma palavra de conforto e um gesto fraterno. Cidadão Honorário do Estado da Bahia em 2011, é ainda Patrono da Academia Caetiteense de Letras, autor da autobiografia “Detalhes e Retalhos de uma Vida”, onde retrata com imenso carinho sua passagem pela Diocese de Caetité, da qual se resignou por idade e dirigiu durante os anos de 1981 a 2003.

Brumado: Caminhada pela Paz pede aumento do efetivo da 34ª CIPM

Quarta / 15.04.2015

Por Luís Gustavo

Fotos: Luís Gustavo/Jornal Tribuna do Sertão

Na manhã desta quarta (15), cerca de três mil pessoas, segundo estimativa da Polícia Militar, participaram de uma manifestação pacífica intitulada 'Caminhada pela Paz', que teve como principal objetivo tentar sensibilizar o governo do estado para que este aumente o efetivo da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM). Atualmente, segundo o Comandante da Unidade, Major Jocevã, o efetivo da 34ª CIPM é de 134 policiais, que são responsáveis pela segurança pública em Brumado e mais onze cidades sob a sua jurisdição. Os manifestantes pedem que este efetivo seja aumentado para 300 policiais militares, sendo este número considerado suficiente para fazer frente à demanda e reestabelecer o clima de segurança em Brumado e região. A manifestação foi organizada pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Loja Maçônica e Rotary Clube, contando com a participação de diversos segmentos da sociedade brumadense e o apoio do comércio local. Durante a caminhada, muitos comerciantes abaixaram as portas dos seus comércios, manifestando o seu apoio ao movimento. A concentração aconteceu em frente da Igreja Matriz e a 'Caminhada pela Paz' percorreu as principais ruas do centro comercial de Brumado, seguindo em direção à sede da 34ª CIPM, onde os manifestantes fizeram um grande círculo e rezaram a oração do 'Pai Nosso', seguida de discursos dos organizadores do evento. Falando para os representantes da imprensa, o Major Jocevã afirmou que a manifestação é legítima e apoia o pedido para que o efetivo da companhia seja aumentado, argumentando que recentemente o governo do estado convocou novos policiais aprovados em concurso e a expectativa natural da população é que o efetivo seja aumentado. O comandante destacou ainda o trabalho que está sendo realizado na repressão à criminalidade, enfatizando que a rondas no centro comercial estão sendo intensificadas e que a abordagem a motoqueiros está sendo uma constante em Brumado.

Hilux no caminho do prefeito de Livramento

Quarta / 15.04.2015

Por Raimundo Marinho/www.mandacarudaserra.com.br

Foto: Raimundo Marinho/www.mandacarudaserra.com.br

Lamento o “sufoco” relatado pelo prefeito de Livramento de Nossa Senhora, Bahia, Dr. Paulo Cesar Cardoso de Azevedo, que teria sido assaltado “por bandidos fortemente armados”, na tarde do último domingo, dia 12. Levaram sua Toyota Hilux SW4, placa OKZ-1777, preta, então dirigida pelo seu motorista, no trecho da rodovia que atravessa o distrito de Sussuarana, em Tanhaçu (BA), segundo divulgado pelos blogs da região.

Trata-se da maior autoridade do município, mas nenhuma nota oficial foi divulgada para esclarecer o episódio. Os boatos tomaram conta da cidade, inclusive colocando em dúvida o que foi relatado pelo alcaide. Divulgou-se que o prefeito fora a Tanhaçu e ligara para a Polícia. Mas, em entrevista ao Blog do Andersom, ele disse que um morador da roça, onde foi deixado pelos assaltantes, por volta de 18h, é que teria feito a ligação.

Disse que “procurei uma casinha e pedi para telefonar”. Mas o morador teria ficado com medo e “a gente saiu andando,  acho que ele ligou para a polícia, depois de uns 20 minutos, a Polícia chegou”. Porém, na mesma gravação, o prefeito afirma que a Polícia “achou a gente às 8h30 ou 9h”, portanto, duas horas depois. Que andou uns 20 quilômetros, em estrada de chão e no asfalto, com o motorista, cujo nome não citou.

Na minientrevista, o prefeito contradiz quase tudo que foi divulgado, embora os blogs citassem como fontes “pessoas ligadas à Prefeitura local” (L12.com) e “informações passadas pela Polícia” (Livramento Agora). O prefeito disse que ia de Salvador para sua residência em Vitória da Conquista. Escolheu o roteiro de viagem mais longo. Pela BR 116, teria viajado pelo menos 100 quilômetros a menos e, quem sabe, sem assalto.

O prefeito omitiu o nome do motorista e não explicou se a viagem era oficial ou particular. Afirma que foram amarrados com uma cordinha pelos assaltantes. Ao encerrar o relato, agradeceu e disse que “deu tudo certo”.

(o prefeito não respondeu nosso pedido para falar sobre o assunto)

Ouça a entrevista do prefeito ao Blog do Anderson:

http://www.blogdoanderson.com/2015/04/13/livramento-de-nossa-senhora-prefeito-paulo-e-motorista-sao-amarrados-e-hilux-e-levada-por-assaltantes/

Igaporã sedia Primeira Etapa de Formação dos Planos Municipais de Educação na Bahia

Quarta / 15.04.2015

Por Samuel Gonçalves

Aconteceu na tarde da última sexta-feira (10), na Câmara Municipal de Vereadores de Igaporã, a primeira etapa de formação para elaboração e adequação dos planos municipais de educação. Os trabalhos tiveram a condução da Avaliadora Educacional Robélia Aragão da Secretaria de Articulação com Sistemas de Ensino do Ministério da Educação (SASE/MEC), União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME/BA) e Programa de Apoio ao Município (PROAM/ SEC - BA). Na oportunidade a avaliadora apresentou toda a equipe baiana envolvida na ação de assessoramento aos municípios. Foram explorado o contexto da ação na Bahia e a referência dos órgãos envolvidos, como a SASE/MEC, UNDIME-BA, PROAM/SEC -BA, aportes legais, planos de ação, indicadores, dentre outros. O evento foi prolongado para a noite com o Ato Público de Abertura dos Trabalhos da Comissão para o Poder Legislativo e comunidade.

“Foi um momento muito proveitoso e orientador para todos aqueles que participaram. Precisávamos de um ponta pé inicial para a reelaboração de nosso PME, que está em vigência, porém necessita de algumas alterações. O próximo passo é levantar o diagnóstico educacional de nosso município e realizarmos as audiências públicas, as quais terão cronograma de realização divulgado em breve. O momento é de socializar nossas ações e estabelecermos nossas metas e estratégias para a próxima década.” Salienta o professor Marcos Roberto, Secretário Municipal de Educação de Igaporã. Estiveram presentes os representantes dos municípios, por meio de suas comissões e Dirigentes Municipais de Educação, de Caetité, Canapólis, Igaporã, Ipupiará e Malhada de Pedras. O encontro ainda contou com a presença do Núcleo Regional 13, Caetité, Fabio Teixeira e de entidades sindicais.

Barra da Estiva: VII Encontro dos Produtores Rurais será realizado em maio

Quarta / 15.04.2015

De 7 a 9 de maio, acontece em nosso município, o VII Encontro dos Produtores Rurais do município e região onde o tema desse ano será: Café, Maracujá e Morango: o forte da nossa economia é a agricultura familiar. O evento é promovido pela ADESBE – Associação de Desenvolvimento Econômico e Social de Barra da Estiva, com o apoio da Prefeitura Municipal, através da Secretaria da Agricultura que proporcionará ao público leilões, exposição de animais, stands, shows musicais, apresentação do Club do Jeep de Barra da Estiva e convidados.

Este encontro está sendo patrocinado pelo Governo Federal e Estadual, pela Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Sebrae, Senar/Faeb/ Sindicatos, Banco do Nordeste, Uesb, SDR – Secretaria de Desenvolvimento Agrário da Bahia e Seagri.

Além desses patrocinadores, o encontro conta também com vários colaboradores, como: Café Barra da Estiva, Abreu Seguros, Café São Félix, K Mármores, Barraca Chupa Dedo, Porteira Agrocomercial, Eletromacq, Instituto Formação, Casa do Cafeicultor de Ituaçu, Casa Nova, Plantbem, Café Brumado, Agromix – Poços Artesianos, Módulo Rural – New Holland, CAP – Casa de Adubos Paraná, Timac Agro, Jeep Club de Barra da Estiva, Três Valles – Agropecuária, Barreto Maquinas para Café, Kerplas Estufas Agrícola, DNA Agrícola, Outspan Brasil, Valtra Iteal, Cambuí Veículos, JR/Com. E. Exp. de Café, Agropolo e Sindicato dos Produtores rurais de Ibicoara e Mucugê.

Prefeitura de Guajeru adquire veículo avaliado em R$67 mil com recursos próprios

Quarta / 15.04.2015

Por Aloísio Costa

Na manhã da última segunda-feira (13) o município de Guajeru recebeu uma ambulância adquirida com recursos próprios do município. Avaliada no valor de R$ 67.000,00 (sessenta e sete mil reais) a nova ambulância chega para dar continuidade aos serviços de assistência prestada à população guajeruense.´ Com a nova aquisição Guajeru passa a contar com três ambulâncias disponíveis no Centro de Saúde, além da unidade de suporte básico regulada pela SAMU 192. Na ocasião o prefeito Gil Rocha destacou que o Governo Municipal tem buscado cumprir seu plano de governo, considerando que cerca de 60% das ações programadas foram executadas. “Hoje nós estamos aqui felizes com mais esta conquista, pois dia a dia o nosso dever está se cumprindo”, ressaltou o prefeito. 

Morte de Dom Alberto: Prefeito de Caetité declara luto oficial de sete dias

Quarta / 15.04.2015

A prefeitura de Caetité decretou luto oficial de sete dias, na última segunda-feira, e ponto facultativo na próxima quinta-feira, em respeito ao falecimento do Bispo Emérito D. Antônio Alberto Guimarães Rezende. O bispo dedicou 21 anos de sua vida às atividades religiosas na diocese de Caetité. Apesar de ter nascido em Minas Gerais, em 2011, D. Antônio recebeu o título de cidadão emérito da Bahia, era ainda Patrono da Academia Caetiteense de Letras. Segundo o decreto publicado pela Prefeitura, os serviços e as atividades considerados de natureza essencial, especialmente na área da saúde, limpeza pública e segurança patrimonial do Município, funcionarão normalmente. 

Evento marca início das ações do Programa de Regularização fundiária em Igaporã

Quarta / 15.04.2015

Por Samuel Gonçalves

Aconteceu na tarde do último domingo (12), em Igaporã, um evento para marcar o início das ações do “Programa Minha, Terra Meu Lar”, de Regularização Fundiária no município de Igaporã. O evento aconteceu na Praça do Alto da Usina e contou com a presença dos moradores do Loteamento Irmã Dulce, que será a primeira área contemplada com o programa. A escolha do loteamento foi definida por sorteio. O Programa de Regularização Fundiária “Minha Terra, Meu Lar” consiste na maior ação de regularização de lotes da história do município. O projeto está sendo executado pela Prefeitura Municipal em parceria a Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia – CONDER. Para Carla Rubistelly, coordenadora do Programa, “a regularização fundiária consiste no conjunto de medidas jurídicas, urbanísticas e sociais que visam a regularização dos loteamentos existentes na zona urbana de Igaporã e à titulação de seus ocupantes, de modo a garantir o direito a moradia, e o pleno desenvolvimento das funções sociais da propriedade, previstos constitucionalmente”. Várias autoridades, locais, participaram do evento. Na oportunidade, a prefeita, Rosana Cotrim afirmou que o programa “é a forma de definir de quem é a posse da terra e garantir segurança social, jurídica e promoção da cidadania. Com essa visão pretendemos inicialmente contemplar prioritariamente os bairros periféricos da cidade”, explicou. 

Governo de Caculé divulga lista de convocados do Concurso Público de 2014

Quarta / 15.04.2015

Por Tayga Ribeiro

Na última quinta-feira, a Prefeitura de Caculé divulgou um edital de convocação para o concurso público realizado no ano passado. A convocação foram para as vagas de: Assistente Social, Psicólogo, Professor Nível II- Educação Fisíca, Professor nível I, Auxiliar Administrativo, Técnico em Biblioteca, Auxiliar de Manutenção, Auxiliar de Serviços Gerais, Merendeira, Motorista Categoria “D”, Coveiro. Os convocados devem comparecer ao Setor de Pessoal da Prefeitura Municipal da Caculé, munidos de seus documentos pessoais, (Cópias e Originais) da Certidão de casamento ou nascimento, RG, CPF (CIC), Carteira de Trabalho, Comprovante de inscrição no PIS/PASEP (se não houver, apresentar declaração),Duas fotos 3X4, Comprovante de Residência, Certidão de Nascimento dos filhos, Cartão de vacinação atualizada dos filhos menores de 07 anos, Atestado de frequência escolar dos filhos de 08 a 14 anos, Conta Bancária (Bradesco), Comprovante de Escolaridade, Título de Eleitor com comprovante da última votação, Quitação com as obrigações militares (para candidatos do sexo masculino), Habilitação exigida para exercício do cargo (Diploma, Certificado, Cursos, CNH, etc.), Registro nos respectivos Órgãos ou Conselho de Classe, Comprovação de pagamento da anuidade referente ao Conselho ou Órgão de Classe, de acordo com o cargo pretendido, Atestado Médico emitido em inspeção médica oficial do município, apresentação da prova de quitação da contribuição sindical, caso tenha trabalhado no ano em outra empresa, Declaração de bens e valores que constituem o patrimônio (Reconhecer firma), declaração quanto ao exercício ou não de outro cargo, emprego ou função pública. Após a entrega e avaliação dos documentos, os convocados poderão tomar posse de seus respectivos cargos.

Caetité: Projeto Arte e Eu começa com força total

Quarta / 15.04.2015

Por Thayná Lima

O projeto Arte e Eu, coordenado pela Secretaria Municipal de Cultura de Caetité, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social, começou suas atividades na última terça-feira (14) e vão o mês de dezembro. A organização do projeto selecionou nos dias 09 e 10 de abril, cerca de 40 adolescentes distribuídos em turmas de teatro e dança. As oficinas acontecerão no salão do Centro de Referência de Assistência Social – CRAS –, no bairro Buenos Aires, e no Ginásio Poliesportivo Professor Hélio Negreiros, e têm como objetivo de incentivar a movimentação de práticas artísticas na cidade, através de um processo de montagem de espetáculos para futura circulação em escolas e espaços diversos.