Sertão Hoje

Sertão Hoje

Bahia tem leve aumento da área da seca em julho, aponta Monitor de Secas

Quarta / 19.08.2020

Por Redação Sertão hoje

De acordo com a ANA, Julho é um mês historicamente seco na maior parte do Sudeste e do Nordeste, no DF, em Goiás e em Tocantins. (Foto: Reprodução / Internet)

A última atualização do Monitor de Secas aponta que na Bahia houve grande variabilidade nas chuvas observadas nas diferentes regiões do estado no último mês. A área com seca total subiu levemente de 75,78% para 77,05% entre junho e julho. No extremo sul do estado, surgiu uma área de seca fraca na divisa com o Espírito Santo em decorrência das precipitações abaixo da média nos últimos meses. Já no norte da Bahia, onde as chuvas foram acima da média e houve melhora nos indicadores, aconteceu um discreto recuo das secas fraca e moderada, o que resultou no aumento da área sem seca. Os impactos são de curto prazo no litoral sul e de longo prazo nas demais áreas.

De acordo com a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), Julho é um mês historicamente seco na maior parte do Sudeste e do Nordeste, no Distrito Federal, em Goiás e em Tocantins. Em muitos desses locais, as chuvas são inferiores a 20mm, como no Piauí, Tocantins, Goiás, DF, grande parte do Ceará e de Minas Gerais, centro-sul do Maranhão, oeste da Paraíba e de Pernambuco, centro-oeste da Bahia e norte de Mato Grosso do Sul. Por outro lado, julho é considerado período chuvoso no litoral leste do Nordeste, na faixa que se estende desde o Rio Grande do Norte até a Bahia, com valores de precipitação mensal acima de 200mm.

A ferramenta pode ser acessada tanto pelo site monitordesecas.ana.gov.br ou pelo aplicativo Monitor de Secas, disponível gratuitamente para dispositivos móveis com os sistemas Android e iOS. O Monitor de Secas é coordenado pela ANA, com o apoio da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (FUNCEME), e desenvolvido conjuntamente com diversas instituições estaduais e federais ligadas às áreas de clima e recursos hídricos, que atuam na autoria e validação dos mapas. Na Bahia, o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (INEMA) é o órgão que atua no Monitor de Secas.

De acordo com a ANA, Julho é um mês historicamente seco na maior parte do Sudeste e do Nordeste, no DF, em Goiás e em Tocantins. (Foto: Reprodução / ANA)

Comentários

Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.