Sertão Hoje

Sertão Hoje

Guanambi conquista o Selo Unicef 2017-2020

Sexta / 11.12.2020

Por Redação Sertão Hoje

O Selo Unicef é conferido aos municípios que asseguram o acesso de crianças e adolescentes à Saúde, Educação e Assistência Social. (Foto: Divulgação)

A Prefeitura de Guanambi conquistou, nesta semana, o Selo Unicef 2017-2020, conferido também a outros 430 municípios do Semiárido Brasileiro e da Amazônia Legal, em razão de uma extensa pauta de ações e uma agenda de compromissos com a Criança e o Adolescente ao longo desses últimos 4 anos. O município de Guanambi teve melhorias significativas nos indicadores de Saúde, Educação e Assistência Social, aferidas pelos técnicos e examinadores do Selo.

O Fundo das nações Unidas para a Infância (Unicef) confere o Selo aos municípios que asseguram o acesso de mais crianças às escolas, de mais mulheres ao pré-natal, de mais meninas e meninos ao registro de nascimento e de mais adolescentes às políticas publicas. “O resultado maior não é a certificação em si, mas os impactos positivos na vida de crianças e adolescentes. Com o apoio do Fundo Unicef, esses municípios se superaram. Isso é a prova de que fortalecer a gestão pública, com foco na infância e na adolescência, é o melhor investimento no desenvolvimento, particularmente em um País como o Brasil, com tantas desigualdades”, destacou Florence Bauer, representante da Unicef no Brasil.

• Ibiassucê conquista o Selo Unicef 2017-2020;

Em Guanambi foram implementados vários esforços na educação, como o programa Busca Ativa Escolar, proposto pelo Fundo Unicef, no qual equipes vão atrás de cada criança e adolescente que estava fora da escola e tomam as medidas necessárias para a re-matrícula, além da capacitação de professores sobre inclusão de crianças com deficiência e de ações para diminuir o número de crianças e adolescentes com 2 ou mais anos de atraso escolar. Na saúde foram realizados investimentos na atenção básica, em especial, no atendimento pré-natal e nos primeiros meses de vida, na vacinação e na prevenção de doenças. Na assistência social firmou-se o compromisso de melhorar o atendimento às famílias e desenvolver estratégias específicas para alcançar meninas e meninos expostos a diferentes formas de violência, além de formação para conselheiros tutelares e busca ativa de crianças sem registro de nascimento, além da criação dos Núcleos de Cidadania de Adolescentes (NUCAs), formado por 16 adolescentes, que participam ativamente das discussões e decisões de políticas públicas voltadas à infância e à adolescência no município.

Comentários

Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.