O ex-procurador de Justiça Geder Gomes foi nomeado desembargador do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), pelo governador Rui Costa (PT), nessa quinta-feira (15), na vaga destinada pelo quinto constitucional ao Ministério Público (MP-BA). Os procuradores Adriano Pazelli e Nivaldo Aquino eram os outros dois nomes da lista tríplice.
As informações biográficas do agora desembargador do TJ-BA, Geder Gomes, são do Centro de Comunicação do Ministério Público da Bahia (Cecom/MP-BA). Confira abaixo no ‘leia mais’.
.
Natural de Feira de Santana, Geder Gomes tem 58 anos e tornou-se bacharel em Direito pela Universidade São Francisco (USF-SP), em 1987. Foi Policial Federal entre 1984 e 1992. Geder ingressou no MP-BA em 1992, onde atuou como Promotor de Justiça nas Comarcas de Wenceslau Guimaraes, Gandú, Ituberá e Valença. Promovido para a Capital em 1996, atuou nas promotorias Distrital de Itapagipe, Execuções Penais e exerceu os cargos de promotor-corregedor e coordenador do Centro de Apoio de Segurança Pública. Atuou como diretor da Associação do Ministério Público da Bahia (Ampeb) por dois mandatos e foi secretário-geral do Comitê Interinstitucional de Segurança Pública (Cisp).
Promovido a procurador de Justiça, em 2013, foi também secretário-geral do Comitê Interinstitucional de Recuperação de Ativos (CIRA), assessor especial da Procuradoria Geral de Justiça e procurador-geral de Justiça Adjunto Para Assuntos Jurídicos. Atuou como presidente da Comissão Nacional de Penas e Medidas Alternativas (Conapa-MJ), presidente do Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária, presidente do Instituto Brasileiro de Execução Penal (IBEP), membro do Conselho Nacional de Segurança Pública (CONASP-MJ) e da Comissão da Organização das Nações Unidas (ONU) para revisão das regras mínimas para o tratamento do preso.
Geder Gomes é também professor de Direito Penal de Graduação e Pós Graduação. Ele é pós-graduado em direto, pela Universidade Católica de Salvador (UCSAL), mestre em direito público pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), doutor em Ciências Jurídicas Penais, pela Universidade Autônoma de Lisboa, em Portugal, e doutor em Direito Penal pela Universidade de Pádua, na Itália.