Sertão Hoje

Sertão Hoje

Com investimento de R$ 4,4 milhões do Bahia Produtiva, Cooperativa de Barra do Choça aposta em segmentação de público para conquistar mercado

Terça / 18.05.2021

Por Redação Sertão Hoje

A Cooperbac possui 335 cooperados, gerando emprego para mais de 9 mil pessoas, direta e indiretamente, sendo a principal fonte econômica de Barra do Choça. (Fotos: Divulgação)

O Governo do Estado está destinando R$ 4,4 milhões para a Cooperbac, por meio do projeto Bahia Produtiva, da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), vinculada à Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR), com cofinanciamento do Banco Mundial. Os recursos estão sendo aplicados em ações de assistência técnica e extensão rural (Ater), na qualificação da agroindústria, de maneira a se ter uma infraestrutura mais adequada para a melhoria da produtividade e da qualidade do grão. Os investimentos foram aplicados também na readequação de embalagens, em estratégias de comercialização e distribuição dos produtos.

A Cooperativa Mista dos Pequenos Cafeicultores de Barra do Choça e Região (Cooperbac), que, atualmente, possui 335 cooperados, produz e comercializa 4 marcas de café (Tia Rege, Cooperbac, Gourmet Cooperbac e Frutos da Terra), com produtos segmentados para mercados diversificados, gerando emprego e renda para mais de 9 mil pessoas, direta e indiretamente, fortalecendo a economia local, sendo a principal fonte econômica do município de Barra do Choça.

“Quando a gente vai adquirindo conhecimento acerca da comercialização, com a ajuda de profissionais da área, a gente começa a enxergar as necessidades dos clientes. Observamos clientes que gostam de um café especial, outros que apreciam o orgânico, e outros que preferem o tradicional. São diferentes tipos de clientes, então voltamos o nosso olhar para cada um deles”, explica a presidente da Cooperbac, Joara Oliveira.

A cooperativa também passou a contar com o Laboratório de Classificação Sensorial de Café, gerenciado por jovens, filhos de cooperados, capacitados para fazerem a certificação e emissão de laudos técnicos, que habilitam o produto da Cooperbac para a comercialização junto com grandes marcas nacionais de café. A previsão é que, partir deste ano de 2021, cerca de 20 toneladas de café, inicialmente, sejam comercializadas para o mercado chinês.

A Cooperbac possui 335 cooperados, gerando emprego para mais de 9 mil pessoas, direta e indiretamente, sendo a principal fonte econômica de Barra do Choça. (Fotos: Divulgação)

Comentários

Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.