Sertão Hoje

Sertão Hoje

Guanambi busca a criação da 14ª Zona Turística da Bahia; 7 municípios da região integram a zona

Sábado / 09.10.2021

Por Redação Sertão Hoje

Se criada, a 14ª Zona Turística da Bahia será formada pelos municípios de Caetité, Pindaí, Urandi, Candiba, Palmas de Monte Alto e Sebastião Laranjeiras. (Foto: Divulgação)

Desde que assumiu a pasta de Cultura, Esporte e Lazer do município de Guanambi o secretário Victor Boa Sorte tem se empenhado em buscar apoio junto à Secretaria Estadual de Turismo (SETUR) para a criação da 14.ª Zona Turística da Bahia. Com a chegada dos voos comerciais da Azul Linhas Aéreas, o prefeito Nilo Coelho (UB) enxergou novas oportunidades para a cidade e abre uma nova perspectiva e a retomada do turismo, no pós-pandemia, que são fatores importantes para concretizar o projeto. Victor destaca o potencial do turismo ecológico, histórico e gastronômico da região formada também pelos municípios de Caetité, Pindaí, Urandi, Candiba, Palmas de Monte Alto e Sebastião Laranjeiras.

Segundo o secretário, são diversos os atrativos da região: nascentes, cachoeiras, 13 sítios arqueológicos já foram catalogados, grutas com pinturas rupestres, casarões antigos e entre outras atrações. A mobilização em busca da criação da Zona Turística envolve ainda as secretarias de Agricultura, Meio Ambiente e Planejamento. O projeto foi apresentado ao secretário Municipal de Planejamento, Coronel Lira, e ao secretário executivo do Consórcio do Alto Sertão, Anderson Públio. “Já foi feito o cadastro do projeto no Portal Mais Brasil, para conseguir recursos e realizar o inventário turístico”, afirmou Lira.

O Cenário é animador, a rede hoteleira de Guanambi é muito forte, a gastronomia oferece um cardápio diversificado, com o engajamento de todos, poderá transformar o perfil socioeconômico da região criando mais uma alternativa para geração de emprego e renda. “Guanambi e região tem um potencial turístico ecológico maior que muitos países conhecidos em rotas turísticas mundiais”, proferiu Boa Sorte.

Comentários

Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.