Sertão Hoje

Sertão Hoje

Covid-19: pesquisa revela hábitos de higiene que brasileiros pretendem continuar após a pandemia

Terça / 07.12.2021

Por Larissa Lago / Brasil 61

Mais de 64% dos entrevistados planeja continuar lavando as mãos regularmente após cada vez que tocar em algo ou alguém. (Foto: Fran Jacquier/Unsplash)

Desde março de 2020, diversos hábitos tiveram que se modificar por conta da pandemia, principalmente os de higiene: lavar as mãos constantemente, usar álcool em gel com frequência e não encostar no rosto, por exemplo. Uma pesquisa recente feita pela Xlear, empresa de produtos saudáveis, mostrou que mais de 64% dos entrevistados planejam continuar lavando as mãos regularmente depois de cada vez que tocarem em algo ou alguém, após o fim da pandemia. Além disso, metade das pessoas que participaram da pesquisa disseram que vão continuar usando o álcool em gel com frequência.

Ainda na pesquisa, mais de 44% dos entrevistados afirmaram que continuarão evitando tocar no nariz e nos olhos sem antes lavar as mãos e mais de 36% confirmaram o mesmo em relação à boca. Confira a porcentagem de cada hábito: Lavar as mãos sempre que tocar em algo ou alguém - 64,2%; Ter sempre à mão o álcool em gel - 50,2%; Evitar tocar no nariz e nos olhos sem ter as mãos limpas - 44,3%; Evitar colocar as mãos na boca - 36,2%; Lavar o nariz - 17,4%.

Além de lavar as mãos e usar álcool em gel, a Dra. Natália Bastos indica que outro hábito também pode prevalecer. “Dentro dos cuidados [que vão ficar], provavelmente após a pandemia, as pessoas vão ter mais cuidado de não visitar o outro, visitar as pessoas, enquanto estiver doente. Isso deve ser um hábito que vai ser mantido após a pandemia”, orienta a médica pediatra, que reforça a importância de sempre manter um pote pequeno de álcool na bolsa.

Comentários

Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.