Sertão Hoje

Sertão Hoje

Carnaval 2022: Ministério da Saúde não recomenda a realização da festa

Sexta / 10.12.2021

Por Larissa Lago / Brasil 61

Declaração foi dada pela secretária extraordinária de Enfrentamento à Covid-19 do Ministério da Saúde, Rosana Leite de Melo. (Foto: Tânia Rêgo / Agência Brasil)

Por conta do avanço da pandemia da Covid-19 e do surgimento de novas variantes, o Ministério da Saúde não recomenda a realização do Carnaval em 2022. A orientação foi dada pela secretária da Secretaria Extraordinária de Enfrentamento à Covid-19 do Ministério da Saúde, Rosana Leite de Melo, durante audiências realizadas na Câmara dos Deputados e no Senado na quarta (08)e nesta quinta-feira (09).

Em uma apresentação de 10 minutos, Rosana ressaltou que o Carnaval está ligado a grandes aglomerações e vários dias de festa, um cenário propício para o surgimento de novas variantes. Ela explicou que o país está com os índices de vacinação avançados, mas que ainda é preciso seguir as medidas de distanciamento e higiene recomendadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Mesmo afirmando que realizar o carnaval no ano que vem é “extremamente arriscado para o país”, a secretária considera "extremamente precoce" uma decisão definitiva sobre o carnaval neste momento, sinalizando que pode haver alguma mudança no futuro.

Até o momento, Belém, no Pará; Campo Grande, no Mato Grosso do Sul; Cuiabá, no Mato Grosso, e Teresina, no Piauí, são as únicas capitais que já confirmaram o cancelamento das festas de carnaval em 2022 por precaução em relação à pandemia. No começo da semana, o Comitê Científico do Consórcio Nordeste recomendou que todos os 9 estados da região não façam festas de réveillon e Carnaval, pois esses eventos poderiam intensificar a transmissão do coronavírus. As prefeituras do Recife e de Olinda, principais destinos quando se trata de Carnaval no Nordeste, ainda não se posicionaram oficialmente sobre o tema, e o Governo de Pernambuco avisou que tomará uma decisão apenas em janeiro.

Na Bahia, na capital Salvador, nem a prefeitura e nem o governo do estado se pronunciaram sobre o possível cancelamento da folia. Na capital Rio de Janeiro, a festa continua sendo planejada. Porém, de acordo com o prefeito Eduardo Paes (PSD), a realização depende do cenário epidemiológico. Em São Paulo, o Consórcio Intermunicipal Grande ABC, que é composto por sete cidades da região, anunciou o cancelamento do réveillon e Carnaval nos municípios, mas, na capital, a prefeitura informou que não pretende tomar nenhuma decisão sobre o cancelamento do Carnaval 2022 na cidade, por enquanto. Até o fechamento da matéria, as demais capitais ainda não haviam se manifestado oficialmente sobre o cancelamento do Carnaval 2022.

Comentários

Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.