Sertão Hoje

Sertão Hoje

Guanambi: Nilo Coelho faz balanço de sua gestão e anuncia acordo com Embasa para diminuição da taxa de esgoto para 40%

Sexta / 14.01.2022

Por Redação Sertão Hoje

O anúncio foi realizado em live no facebook oficial da Prefeitura de Guanambi, na manhã dessa sexta-feira, dia 14. (Foto: Divulgação)

Nesta sexta-feira (14), o prefeito de Guanambi, Nilo Coelho (DEM/UB), apresentou um resumo das principais ações de sua gestão, destacando o desafio que está sendo a pandemia de Covid-19, como quando o município teve que “canalizar todos os esforços para garantir atendimento, montando em tempo recorde um hospital de campanha com 50 leitos”.

O prefeito destaca ainda que muita coisa foi feita dentro dos esforços e possibilidades de sua gestão, destacando a resolução de gargalos antigos, como a implantação do Corpo de Bombeiros em parceria com o Governo do Estado, a implantação de voos comerciais em parceria com a Azul Linhas Aéreas, a construção do novo cemitério prestes a ser entregue e a requalificação da Praça José Ferreira.

Outros projetos importantes em andamento e prontos para execução neste ano, como a construção da sede do hospital municipal, construção do Posto de Saúde da Família (PSF) do Suruá (em processo de licitação), o almoxarifado central em fase de conclusão, a Central de distribuição de alimentos (Ceasa), a aquisição de uma usina de asfalto para implantação do programa de pavimentação asfáltica do município.

Por fim, o prefeito Nilo finalizou anunciou um acordo celebrado entre o município e a Empresa Baiana de Águas e Saneamento Básico (Embasa), que vai garantir o subsídio de metade da taxa de esgoto, reduzindo a cobrança de 80%, para 40% aos consumidores de 15 metros cúbicos, imensa maioria da população. O acordo foi estabelecido dentro no Marco Legal do Saneamento Básico (Lei 14.026/2020) que garante, sobretudo, a universalização e melhoria do abastecimento, e melhoria no processo de tratamento. Brevemente em Decreto Municipal, será detalhado a forma como o consumidor poderá usufruir do benefício e todos os detalhes. “Esta é uma ação inédita no Brasil, não ficamos parados e não fomos omissos, encaramos o desafio com muita coragem e acima de tudo, bastante trabalho”, afirma Nilo Coelho.

Comentários

Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.