Sertão Hoje

Sertão Hoje

Portos do Nordeste movimentaram mais de 330 milhões de toneladas de carga em 2021

Domingo / 13.03.2022

Por Rafaela Soares / Brasil 61

Dados da Antaq mostram que, ao todo, os portos públicos e privados do Nordeste movimentaram 1,21 bilhões de toneladas. (Foto: Divulgação / Complexo do Pecém, Ceará)

Os portos do Nordeste movimentaram 330,6 milhões de toneladas em 2021. Em comparação ao ano anterior, a região registrou uma retração de 1%. O Terminal Portuário do Pecém (CE) foi o destaque com a movimentação de 21,9 milhões de toneladas: aumento de 37,6% no ano. Os dados foram divulgados pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq).

Os produtos mais movimentados nos portos nordestinos foram os minérios, escórias e cinzas, com 198 milhões de toneladas, uma retração de 4,38%. Em seguida, aparecem os combustíveis minerais, com 60,9 milhões, um aumento de 4,49%; e contêineres, com crescimento de 8,45%.

O Terminal Marítimo de Ponta da Madeira continua sendo a principal instalação da região, mas registrou queda de 4,68%. O terminal particular movimentou mais de 182 milhões de toneladas de carga. Já entre os portos públicos, o de Itaqui foi o que teve maior movimentação, com um crescimento de 22,61%. Para conferir os dados completos, basta acessar o Portal da Antaq.

O ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, destacou que o setor continua crescendo, mesmo com um cenário de pandemia da Covid-19. "Os portos não são mais gargalos. Esses nós logísticos, na verdade, estão tendo capacidade de recepcionar e distribuir a carga. Operam cada vez com mais eficiência, apresentam resultados cada vez melhores.”
.

Comentários

Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.