Sertão Hoje

Sertão Hoje

Cidades Digitais: Prefeituras do Sudoeste Baiano investem em tecnologia e inovação nos serviços públicos

Segunda / 14.03.2022

Por Sharlene Sarti / RCD

Webinar das Cidades Digitais da região reúne prefeitos e gestores de mais de 30 municípios na última terça-feira (08). (Foto: Divulgação / RCD)

Prefeitos e gestores de mais de 30 prefeituras municipais participaram, na última terça-feira (08), do Webinar das Cidades Digitais do Sudoeste Baiano, evento promovido pela Rede Cidade Digital (RCD) em parceria com a S. Clara Comunicação, a Betha Sistemas e o Instituto Municipal de Administração Pública (IMAP), para tratar de tecnologia e inovação nos serviços públicos.

No encontro, apresentado pela jornalista Valdireni Alves, os prefeitos de Brumado, Eduardo Vasconcelos; e de Barra do Choça, Oberdan Rocha; e o secretário de Gestão e Inovação de Vitória da Conquista, Edivaldo Santos Ferreira Junior; mostraram que os municípios caminham rumo à transformação digital da máquina pública, impulsionada pela necessidade de maior oferta de serviços acessíveis e mais eficientes à população durante a pandemia.

“O cidadão não tem como não contar mais com esse tipo de ação que deve partir do próprio setor público, sobretudo neste período de pandemia. O importante é que a cidade esteja conectada e dê condições de uma maior interação entre população e poder público”, comentou o diretor da RCD, José Marinho.

As políticas de conectividade disponíveis aos municípios no Ministério das Comunicações (MCom) também foram apresentadas no Webinar pela coordenadora-geral de Projetos de Infraestruturas, Daniela Schettino. Conforme a coordenadora, os programas Nordeste Conectado, Cidades Conectadas e Wi-Fi Brasil visam levar internet especialmente para localidades desprovidas do serviço. A representante do MCom no encontro com gestores baianos também frisou a importância dos compromissos de cobertura impostos no edital do 5G que levará conexão em 4G para todas as localidades com população acima de 600 habitantes, além da implantação de redes de fibra óptica, cobertura de rodovias federais e internet para escolas públicas. “Pelo último censo, ainda temos quase 30 mil escolas sem conexão à internet”, alertou Daniela.
.

Comentários

Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.