Sertão Hoje

Sertão Hoje

População brasileira cresce 7,6% e aumenta número de pessoas com mais de 30 anos

Quinta / 28.07.2022

Por Wilde Barreto / UPB

O Nordeste teve o menor crescimento populacional no período (5,1%), concentrando 27,1% da população do País. (Foto: Divulgação / UPB)

A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (PNAD) Contínua 2021, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), revela que entre 2012 e 2021 a população brasileira cresceu 7,6%, chegando a 212,7 milhões de pessoas. O Nordeste teve o menor crescimento populacional no período (5,1%), concentrando 27,1% da população do País.

Os números mostram que nesse período o percentual de pessoas com menos de 30 anos de idade caiu 5,4%, e que o Norte e o Nordeste tiveram maior redução da população com essa faixa etária. Os dados do IBGE demonstram que houve aumento em todos os grupos acima dessa faixa etária no período. Ou seja, a população do Brasil está mais velha. As pessoas acima de 30 anos representam 56,1% da população total em 2021.

O levantamento do IBGE indica a predominância da população feminina, com a concentração de 93,9 homens para cada 100 mulheres no Nordeste, região que detém também a maior proporção de pessoas declaradas pretas, com 11,4%. A Bahia, com 21,5%, tem a maior concentração de pessoas pretas. Em 10 anos, a população preta cresceu 32,4% e a parda, 10,8%, ambas com aumento superior ao da população do total do país (7,6%). Já a população branca ficou estável.

De acordo com os analistas do IBGE, os dados mostram mudanças na estrutura da população brasileira e que os indicadores são importantes para sinalizar a necessidade de redirecionamento de políticas públicas, inclusive relativas à previdência social e à saúde. Os números não incorporam os efeitos da pandemia de Covid-19, e os pesquisadores apontam que com os resultados do Censo IBGE 2022, que será iniciado no próximo dia 1º de agosto, atualizarão esses parâmetros. 

• Confira a íntegra do levantamento do IBGE;

Comentários

Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.