Sertão Hoje

Sertão Hoje

Documentário “Do caos à Esperança”, dirigido pelo aracatuense Eliseu de Lima, será lançado nesta sexta (05)

Quarta / 03.08.2022

Por Redação Sertão Hoje

O documentário “Do Caos à Esperança”, gravado no bairro Mario Quintana (Porto Alegre) é o primeiro de muitos, afirma o diretor Eliseu de Lima. (Foto: Divulgação)

Para muitos Mario Quintana é conhecido como “o poeta das coisas simples”, mas para Dona Anita, Bianca, Seu Joanim, Byl e outras 60 mil pessoas, é o lugar onde eles moram.  Ao ouvir falar sobre esse lugar, o mobilizador de juventude, o escritor e mestrando em comunicação, Eliseu de Lima, mobilizou um grupo de jovens voluntários de diferentes cidades do Brasil para passar uma semana nesta comunidade, Mario Quintana, localizada na cidade de Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul.

Para Eliseu, o projeto foi alimentado por querer saber e conhecer mais sobre as pessoas que vivem as notícias que apenas escutamos, saber como elas lidam com os desafios, para onde esperam que as suas vidas caminhem e dar voz para que eles mesmos pudessem compartilhar suas histórias, lutas e esperanças. Embora a cobertura da mídia se concentre nos problemas das pessoas, muitas vezes se esquecem de escutá-las.

Os jovens se encontram em Porto Alegre numa segunda-feira (11/07), e na sexta-feira seguinte (15/07), quinto e último dia de caminhada, encontros, bate-papos na comunidade, gravações e montagem, moradores do Mário Quintana se reuniram e juntos assistiram em um telão, um emocionante documentário com as histórias deles, do lugar onde eles moram e que eles mesmos contaram: Do Caos à Esperança, que conta com 16 minutos de histórias, depoimentos, emoção, risos, poesias do poeta Mario Quintana e citações bíblicas.

Para Eliseu, diretor do documentário, além de assumir importância antropológica e relevância em dimensão social e cultural, pela exposição e representação de realidades distintas e pela reflexão sobre a construção de identidades sobre lugares e seus moradores, “Do Caos à Esperança” reforça a ideia de que fé e cinema é uma mistura que dá certo. Este é apenas o primeiro de muitos, afirma diretor Eliseu de Lima, que também é pastor com foco em juventude.

Filmado e apresentando na segunda semana de julho de 2022, no Bairro Mario Quintana, em Porto Alegre (RS), o documentário, resultado de uma das ações da MOBI Brasil, Movimento de Jovens da Convenção das Igrejas Batistas Independentes – CIBI, liderada por Eliseu de Lima, estreia nesta sexta-feira (05), às 21h, no canal da MOBI no YouTube.

Comentários

Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.