Sertão Hoje

Sertão Hoje

Licínio de Almeida e Jacaraci têm os melhores IDEB na Bahia

Sábado / 17.09.2022

Por Redação Sertão Hoje

O índice considera dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e das médias de desempenho no Saeb. (Foto: Escola Municipal Pingo de Gente, em Licínio de Almeida)

O Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou, nesta sexta-feira (16), o resultado do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) dos anos finais de 2021. Na lista, 111 municípios da Bahia não pontuaram, enquanto 305 municípios, apresentaram pontuações que vão de 6,3 a 3.

• O Ideb da rede estadual da Bahia em 2021 é de 3,5 – confira mais aqui;

As cinco maiores notas registradas são dos municípios de Licínio de Almeida, com 6,3; Jacaraci, com 6,2; Sebastião Laranjeiras, com 5,8; Novo Horizonte, com 5,7; e Mundo Novo, com 5,5. Já as cinco menores pontuação foram de Pilão Arcada, Ponto Novo, Serrinha e Teodoro Sampaio, todos com 3,1; e Itambé com 3, na última posição.

Segundo o MEC, o Ideb, criado em 2007, é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e das médias de desempenho no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), agregando ao enfoque pedagógico das avaliações em larga escala a possibilidade de resultados sintéticos, facilmente assimiláveis, permitindo traçar metas de qualidade educacional para os sistemas. O índice varia de 0 a 10.

O índice também é importante condutor de política pública em prol da qualidade da educação. É a ferramenta para acompanhamento das metas de qualidade para a educação básica, que tem estabelecido, como meta para 2022, alcançar média 6 – valor que corresponde a um sistema educacional de qualidade comparável ao dos países desenvolvidos.

Comentários

Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.