Sertão Hoje

Sertão Hoje

Setembro Amarelo: Itaberaba realiza ação sobre prevenção ao suicídio

Terça / 27.09.2022

Por Carla Fonseca / UPB

A ação que aconteceu no CEU das Artes, na manhã da última quarta-feira (21), teve atividades lúdicas com os alunos do CAPS e mensagens de apoio emocional. (Foto: Reprodução / UPB)

Na manhã da última quarta-feira (21), a Prefeitura de Itaberaba, através da Secretaria Municipal de Saúde e do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), realizou um evento festivo em referência ao setembro amarelo, campanha cujo o objetivo refletir e prevenir o suicídio, uma das dez principais causas de morte em todo o mundo.

A ação que aconteceu no CEU das Artes teve atividades lúdicas com os alunos do CAPS e mensagens de apoio emocional. O momento mais divertido do evento foi o desfile dos alunos que concorreram às premiações simbólica de príncipe, princesa, rei e rainha. A festa foi prestigiada por vereadores, psicólogos, assistentes sociais e familiares dos alunos.

O secretário João Rodrigues falou que a sociedade precisa abrir os olhos para os aspectos emocionais das pessoas e principalmente reconhecer os potenciais dos indivíduos. O gestor disse também que a saúde municipal não pode poupar esforços para cuidar da saúde mental da população através de atendimento psicossocial, palestras e atividades de sociabilização com o intuito de enfrentar doença como depressão e erradicar os casos de suicídio.

Um estudo publicado pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) e o Conselho Federal de Medicina (CFM) revelou que 96,8% dos casos de suicídio registrados estão relacionados a históricos de doenças mentais que possuem tratamento. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 90% dos casos de suicídio poderiam ser prevenidos. Os profissionais do CAPS alertam que as pessoas que apresentam sinais de humor depressivo, isolamento social, ansiedade, taquicardia, cansaço físico, alteração no sono e no apetite, procure imediatamente atendimento médico e psicológico para superar os problemas. As causas mais recorrentes da depressão e do suicídio são cobrança social, sentimento de fracasso, medo e bullyng. Todas essas causas podem ser tratadas com terapias e com apoio psicossocial.

Comentários

Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.