Sertão Hoje

Sertão Hoje

Outubro Rosa: Sesab oferta mais de 14 mil mamografias em 4 unidades móveis; confira o cronograma

Domingo / 16.10.2022

Por Redação Sertão Hoje

Os procedimentos serão realizados entre 1º de outubro até 05 de novembro. O diagnóstico precoce pode levar à cura do câncer em 90% dos casos. (Foto: Divulgação / Sesab)

Mais de 14 mil exames de mamografia digital, principal estratégia para o rastreamento do câncer de mama, serão ofertados em Salvador pela Secretaria Estadual da Saúde (Sesab), do dia 1º de outubro até 5 de novembro, a mulheres na faixa etária de 40 a 69 anos. Os exames, que marcam a ação do Estado para o Outubro Rosa, serão realizados em 4 unidades móveis, cada uma com capacidade para realizar 140 atendimentos por dia, setenta por turno.

O Outubro Rosa é um movimento internacional que estimula empresas, população e entidades públicas e privadas a trabalhar na detecção precoce e tratamento do câncer de mama. O diagnóstico precoce pode levar à cura do câncer em 90% dos casos.

Câncer de Mama é uma doença causada pela multiplicação desordenada de células da mama. Esse processo gera células anormais que se multiplicam, formando um tumor. Há vários tipos de câncer de mama, por isso a doença pode evoluir de diferentes formas. Alguns tipos têm desenvolvimento rápido, enquanto outros crescem mais lentamente. Esses comportamentos distintos se devem a características próprias de cada tumor.

A taxa estimada pela Instituto Nacional de Câncer (INCA) para a incidência de câncer de mama em mulheres baianas é de 40,55 casos para cada 100 mil mulheres. Em 2021, 3.664 mulheres foram internadas com a doença na Bahia e, neste mesmo ano, 1.057 foram a óbito. Em 2022, até julho, 2.040 mulheres haviam sido internadas e, até o dia 21 de setembro, 686 foram a óbito por causa da doença.

 

Comentários

Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.