Sertão Hoje

Sertão Hoje

Ivana Bastos comenta sobre os rumos para a presidência da AL-BA

Sexta / 14.10.2022

Por Camila Queiroz

No último dia 02, Ivana Bastos se tornou a deputada estadual mais votada da história da Bahia, com 118.417 votos válidos. (Foto: YouTube / Portal Metro1 - Rádio Metropole)

Em uma série de entrevistas concedidas à mídia baiana, a deputada Ivana Bastos tem sido confrontada constantemente sobre a eleição à presidência da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA). Na manhã desta sexta-feira, a parlamentar conversou com o comunicador Mário Kertész, no Programa Jornal da Bahia no Ar, da Rádio Metrópole, principal veículo do grupo Metrópole, que atinge mais de 300 municípios da Bahia.

Durante a entrevista, a deputada destacou a influência de Eliana Kertész em sua vida, quando Eliana foi eleita em 1981 a vereadora com maior votação para o cargo no país inteiro e até hoje uma marca inigualada entre as capitais. “Isso me incentivou muito. Me mostrou que era possível a mulher chegar às instâncias do poder”, frisou.

Ao falar com outros veículos baianos como a TV Bahia, TV Band, BNews, Bahia Notícias, Rádio Sociedade, entre outros, quando questionada sobre a presidência da ALBA, Ivana destaca: “meu nome já está à disposição há 8 anos, mas não é o momento para trabalharmos nisso. Agora é hora de pensar na eleição de Jerônimo para governador e Lula para presidente”, afirma.

A deputada fala ainda sobre a dificuldade de uma mulher assumir uma posição de destaque. “Acredito que muitos homens não gostaram de ser ultrapassados por uma mulher, ainda mais ser comandado por uma. Sei que vou ser uma presidente que ficará para a história da assembleia. A Casa precisa de uma mulher, a sociedade precisa investir em mulheres e fortalecer a luta pela paridade entre homens e mulheres na política”, disse.

A parlamentar foi reeleita com uma votação histórica, 118.417 votos, e é conhecida por ser atuante e romper barreiras do machismo. Ivana foi a primeira mulher a ter mais votos do que um homem na disputa pelas cadeiras da AL-BA. Também foi presidente da Unale, entidade que reúne as assembleias de todo país, é membro titular da Comissão de Constituição e Justiça e da Comissão da Mulher.

Comentários

Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.