Sertão Hoje

Sertão Hoje

Hemoba lança campanha de Carnaval; confira os horários que cada unidade estará aberta

Quinta / 09.02.2023

Por Ascom Hemoba

Conforme o Ministério da Saúde, o país conta com 1,8% de doadores. De acordo com a OMS, para manter os estoques regulares é preciso que 1,5% a 3% da população doe regularmente.

Para manter os estoques de sangue abastecidos e garantir a assistência à população no período de folia, a Hemoba lançou a campanha publicitária de Carnaval com o slogan “Chame gente, a Hemoba precisa de todos”. Ela conta com peças de vídeo, com a participação do bloco carnavalesco Paroano Sai Milhó, spot para rádio, busdoor e cards para as redes sociais. O vídeo apresenta em clima de alegria vários tipos de foliões, como do Gandhy, dos blocos e da “pipoca”, nas ruas do Centro Histórico de Salvador, que logo depois aparecem numa unidade de coleta da Hemoba doando sangue. Também serão distribuídos panfletos nas centrais de entrega de abadás, nos pedágios e na estrutura de saúde da Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab) que será montada no circuito do Carnaval. O objetivo da campanha é chamar a atenção dos voluntários para fazer a doação antes de ir para a folia.

Na programação, está prevista para esta quinta-feira (09), pela manhã, uma apresentação musical ao ritmo de Carnaval com a participação dos cantores Tico Oliveira e Claudia Menezes, do Rei Momo e de pessoas com fantasias. Nesta época, a Hemoba tem uma baixa no estoque de sangue ocasionada pelo afastamento dos doadores, que estão envolvidos nas festas carnavalescas ou viajam para aproveitar o feriado prolongado. Segundo o Ministério da Saúde, há uma diminuição de 20% a 30% de voluntários para a doação. Além disso, ocorre um aumento no número de acidentes e, consequentemente, cresce a demanda por bolsas de sangue em procedimentos médicos. “Infelizmente, no período de Carnaval, acentua a baixa do estoque de sangue nos hemocentros. Para manter os estoques em níveis seguros convidamos os doadores à prática de um gesto de amor ao próximo. Antes brincar o Carnaval ou viajar, nos ajude a salvar vidas”, declara Luiz Catto, diretor geral da Hemoba.

Conforme dados do Ministério da Saúde, o país conta com 1,8% de doadores. De acordo com os parâmetros da Organização Mundial de Saúde (OMS), para manter os estoques regulares é preciso que 1,5% a 3% da população doe regularmente. A maioria das doações, no Brasil, ocorre de forma espontânea, assim é necessário que haja cada vez mais doadores compromissados e solidários para manter os estoques nos hemocentros dentro do padrão desejado.


Critérios para doação de sangue
 

Comentários

Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.