Sertão Hoje

Sertão Hoje

1.500 cães foram atendidos no Canil de Guanambi em 2022

Domingo / 19.02.2023

Por Redação Sertão Hoje

As castrações mais que dobram e casos de Leishmaniose em humanos despencaram. (Fotos: Divulgação / Ascom Guanambi)

No ano de 2022, a Prefeitura de Guanambi, através da Secretaria Municipal de Saúde e do Departamento de Vigilância Epidemiológica, ampliou os serviços e atendimentos no Centro de Controle de Natalidade Canina (CCNC) e enfrentou de frente a problemática de animais errantes pelas vias da cidade. Segundo o veterinário Dácio Plácido, coordenador do espaço, “mais de 1.500 animais foram atendidos na estrutura, para procedimentos diversos, desde curativos, castrações, exames, etc”. 

De acordo o veterinário, foram recolhidos das ruas da cidade, 452 cães doentes, machucados ou que ofereciam algum tipo de perigo para integridade física dos transeuntes. Após serem recolhidos, os animais são submetidos a exames, vermifugação, vacinação, castração, reabilitação e colocados para adoção e/ou reintroduzidos no local de resgate. Apenas 47 animais foram adotados, em todo o ano passado, procura ainda muito pouca, em relação o que é entregue pela própria população.

Durante todo o ano de 2022, foram 414 cães recebidos das chamadas demandas espontâneas, entregues pela população e que acabou ficando sob a responsabilidade da estrutura e do poder público municipal, para exames e demais cuidados e procedimentos.
 

Comentários

Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.