Sertão Hoje

Sertão Hoje

Setembro Verde: o mês de conscientização sobre a importância da doação de órgãos

Quarta / 20.09.2023

Por Redação Sertão Hoje

Em Brumado, desde 2019 o Hospital Municipal Prof. Magalhães Neto está apto a realizar a captação de órgãos e tecidos. (Foto: Divulgação)

Setembro é amplamente reconhecido pela sua causa amarela, focada na valorização da vida. No entanto, durante este mês, o laço verde também se destaca, promovendo a conscientização e incentivando a doação de órgãos. Em Brumado, desde 2019, o Hospital Municipal Prof. Magalhães Neto está apto a realizar a captação de órgãos e tecidos. Durante este período, já foram realizadas 5 captações, contribuindo para a redução da fila de transplantes no Brasil, que atualmente ultrapassa 66 mil pessoas.

Para que a doação de órgãos ocorra, diversos processos e protocolos são seguidos para garantir total segurança ao procedimento. Isso inclui o diagnóstico de morte encefálica, a obtenção da autorização familiar para doação, a avaliação dos órgãos e a realização de exames de compatibilidade com os possíveis receptores. Apesar de o país ocupar a segunda posição na lista dos que mais realizam transplantes, os mitos, a falta de informação e o momento de luto das famílias contribuem para a extensa fila de espera. Além disso, mesmo que alguém tenha manifestado em vida o desejo de ser um doador, somente a sua família tem autorização para a retirada dos órgãos após o seu falecimento. Para esclarecer qualquer dúvida sobre a doação de órgãos, a Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT) do Hospital Magalhães Neto estará à disposição.

Em Brumado, desde 2019 o Hospital Municipal Prof. Magalhães Neto está apto a realizar a captação de órgãos e tecidos. (Foto: Divulgação)

Comentários

Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.