Sertão Hoje

Sertão Hoje

Brumado: Clube da Terceira Idade Viva a Vida e Viva Bem realiza palestra sobre a conscientização da violência contra a pessoa idosa

Sexta / 14.06.2024

Por Redação Sertão Hoje

A palestra foi realizada pela vice-presidente do Comdib, Luíza de Marilac, juntamente com as psicólogas Isabela Souza e Vitória Nunes. (Foto: Divulgação)

Nesta quinta-feira (13), foi realizada uma palestra no Clube da Terceira Idade Viva a Vida e Viva Bem, em Brumado, em alusão ao Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa. A data mundial para a conscientização sobre a violência contra a pessoa idosa foi criada em 2006 pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa (INPEA). O objetivo da data é aumentar a conscientização sobre a violência contra a pessoa idosa e promover ações para sua prevenção.

A palestra foi realizada pela vice-presidente do Comdib, Luíza de Marilac, juntamente com as psicólogas Isabela Souza e Vitória Nunes. Em suas falas, as palestrantes destacaram os principais tipos de violência a que os idosos são submetidos, como: uso de força física para causar danos ou lesões; violência psicológica: abuso emocional, humilhação, ameaças ou isolamento; violência financeira: exploração ou roubo de recursos financeiros; violência sexual: qualquer forma de atividade sexual não consensual e negligência: falta de cuidados básicos, como alimentação, higiene ou assistência médica.

Além disso, informaram que o aumento da incidência de violência contra idosos é um problema crescente em todo o mundo, ocasionando impactos negativos, deixando claro que a violência pode ter graves consequências físicas, psicológicas e sociais para as vítimas. Também foi chamada a atenção para a subnotificação, onde muitos casos de violência contra idosos não são denunciados, o que dificulta a compreensão da extensão do problema, daí a importância da conscientização e quebra do silêncio, com a realização de denúncias nos órgãos competentes.

Por fim, foi ressaltado que a prevenção é a melhor opção, ou seja, aumentando a conscientização, podemos prevenir a violência, identificar vítimas e fornecer apoio. Para tanto, foram fornecidos os números de telefone para denúncias de maus tratos contra idosos: CREAS Chico Xavier (77)9 9803 3032; Polícia Militar, para situações de risco iminente: 190 e o Disque 100. Além de ligação gratuita, os serviços podem ser acessados por meio do site da Ouvidoria, pelo aplicativo Direitos Humanos e pelo Telegram digitando Direitoshumanosbrasil.

O Clube da Terceira Idade Viva a Vida e Viva Bem está localizado na Praça Djaniro Arlindo da Silva Leite, nº 25, no bairro Santa Tereza, ao lado da loja Maçônica Manoel Carvalho. As reuniões do clube acontecem às quintas-feiras. Os interessados em se associar ao clube devem comparecer neste dia para preencher a ficha de filiação e devem ter no mínimo 50 anos.

Comentários

Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.