Sertão Hoje

Sertão Hoje

Vitor Bonfim visitou colônia de pescadores Z-59 no município de Malhada

Terça / 03.05.2016

Por Redação Sertão Hoje

O Secretário da Agricultura da Bahia, Vitor Bonfim, visitou a colônia acompanhado do Presidente da Bahia Pesca, Dernival Oliveira Júnior.

O Secretário da Agricultura da Bahia, Vitor Bonfim, acompanhado do Presidente da Bahia Pesca, Dernival Oliveira Júnior, visitou a colônia de pescadores Z-59 do município de Malhada, no último final de semana. O objetivo do encontro foi conhecer as necessidades e demandas da colônia, identificando as ações que podem ser executadas pelo Governo do Estado através da Secretaria da Agricultura e da vinculada Bahia Pesca, para estruturar a atividade pesqueira na região, qualificando e oferecendo melhores condições de trabalho aos pescadores.

“Convidei o presidente da Bahia Pesca para que ele traga sua equipe e as ações da empresa ao município de Malhada. Questões como emissão de DAPs e cursos de capacitação vão organizar a pesca na região, trazendo uma alternativa de renda, sobretudo neste momento de escassez de peixes no Rio São Francisco”, ressaltou Vitor Bonfim. O Governo do Estado lançou, este ano, o primeiro edital destinado exclusivamente à pesca, no valor de R$20 milhões. “A colônia não participou deste primeiro edital, mas, atento às demandas do Estado, o governador Rui Costa vai liberar um segundo edital, ainda este ano. Esse será o momento em que a comunidade poderá apresentar suas propostas”, afirmou o Secretário.

“A proposta é trazermos uma caravana da Bahia Pesca à região, com nosso corpo técnico, para inscrever os pescadores, inicialmente, no CadCidadão e emitir as DAPs. O ideal é implementarmos a piscicultura na região, uma maneira de gerar emprego e renda aos produtores locais. Não queremos que os pescadores deixem a atividade tradicional e secular que é a pesca artesanal, mas é preciso ser melhorada, através da doação de embarcações modernas, e a qualificação de mão de obra. Levando assim o pescado para a indústria e facilitando a chegada desses produtos aos supermercados e à mesa do consumidor”, explicou o Presidente Dernival Júnior.

O objetivo do encontro foi conhecer as necessidades e demandas da colônia, identificando as ações que podem ser executadas para estruturar a atividade pesqueira na região.

Comentários

Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.