Sertão Hoje

Sertão Hoje

Brumado: Equipe da Semana do Bebê 2016 realiza palestra sobre Desenvolvimento da Linguagem Infantil

Sábado / 21.05.2016

Por Guto Bernardes

A fonoaudióloga Marcela Cássia explicou como o bebê desenvolve a fala e a importância da atenção nessa fase.

O Comitê de Desenvolvimento Comunitário (CDC), a InterCement e demais instituições parceiras realizaram uma palestra com o tema “Desenvolvimento da Linguagem Infantil” na manhã deste sábado (21), na sede da Pastoral da Criança, ministrada pela fonoaudióloga Marcela Cássia. O evento foi voltado para o desenvolvimento da fala da criança na primeira infância, fase em que é desenvolvido suas capacidades cognitivas, motoras, socioafetivas e de linguagem. Estavam presentes a equipe organizadora, representantes da Pastoral da Criança e civis.

A palestrante explicou como o bebê desenvolve a fala e a importância da atenção nessa fase. “O bebê vai aprender aos poucos a usar palavras para descrever o que vê, ouve, sente e pensa na medida em que completa saltos de desenvolvimento mental, emocional e comportamental. As crianças aprendem a falar durante os dois primeiros anos de vida. Ela começará usando a língua, os lábios, o céu da boca e qualquer dente que esteja aparecendo para produzir sons. Logo, esses sons se tornam palavras. O desenvolvimento adequado da linguagem é um dos fatores fundamentais para que o desenvolvimento infantil ocorra de forma harmônica em todas as esferas. A aquisição da forma, conteúdo e uso da linguagem assumem papel importante na construção da mesma e na compreensão de sua organização interna”, explica a fonoaudióloga.

O choro da criança ao nascer é a primeira incursão que ele faz no mundo da linguagem. No momento, ele expressa o choque de sair do confinamento gostoso do útero e de estar em um lugar desconhecido. A partir de então, vai absorvendo os sons, os tons e as palavras que moldarão a forma com que ele vai falar. A fala está ligada à audição. Quando ouve as outras pessoas conversarem, o bebê aprende os sons das palavras e como as frases são estruturadas. De fato, muitos pesquisadores acreditam que o trabalho de compreender a linguagem começa enquanto o bebê está no útero. Assim como antes de nascer o bebê se acostuma ao compasso dos batimentos do seu coração, ele entra em sintonia com o som da sua voz. Dias após o nascimento, é capaz de discernir a sua voz das dos demais.

Comentários

Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.