Sertão Hoje

Sertão Hoje

Bahia: Novo modelo para gestão da frota de veículos do Estado vai gerar economia de R$ 24 milhões

Terça / 13.09.2016

Por Redação Sertão Hoje

O conceito do novo modelo é centralizar, em um único local, todos os veículos que atendem aos órgãos públicos situados no CAB (Foto: Reprodução).

O Governo do Estado deu o primeiro passo para o lançamento da Central de Frota Compartilhada, um novo modelo que vai otimizar o uso de veículos oficiais, gerando, em 3 anos, uma economia de R$ 24 milhões para os cofres públicos. Na última sexta-feira (09), a Secretaria da Administração (Saeb) publicou, no Comprasnet.ba, o Termo de Referência que estabelece o funcionamento da Central. O conceito do novo modelo é centralizar, em um único local, todos os veículos que atendem aos órgãos públicos situados no Centro Administrativo da Bahia (CAB). O funcionamento foi inspirado em centrais de frota de empresas públicas e privadas. O Governo vai contratar uma empresa terceirizada, especializada na gestão de frota, para atender à demanda de deslocamentos urbanos e de viagens intermunicipais de 24 órgãos estaduais, durante o prazo de cinco anos.

A Saeb, através da sua Superintendência de Recursos Logísticos (SRL), desenvolveu a Central de Frotas durante dois anos, analisando modelos utilizados por empresas como a Petrobrás e a siderúrgica ArcelorMittal. Com base nestas experiências de terceirização e centralização de frotas, os técnicos da secretaria verificaram a eficiência e a economia do sistema para adoção no Estado. A Superintendência de Recursos Logísticos também analisou as informações sobre a utilização dos veículos pelo modelo atual, para verificar as vantagens do novo negócio. ‘Esta é mais uma ação na Saeb com foco na qualidade do gasto público. Teremos no CAB um serviço de transporte mais eficiente, com níveis de segurança e qualidade adequados e custos mais baixos’, afirma o secretário da Administração, Edelvino Góes.

Comentários

Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.