Sertão Hoje

Sertão Hoje

Vereador José Carlos de Jonas visita projeto-piloto de revitalização da cultura do algodão em Brumado

Segunda / 13.04.2015

Por Eliana Costa

O projeto-piloto da Associação tem como objetivo principal garantir a produção de algodão às famílias que trabalham com a cultura na região

As lavouras de algodão já foram uma realidade das mais rentáveis na região sudoeste, que por diversos fatores foram deixando de existir sendo trocadas por outras culturas. Revitalizar a cultura do algodão no sudoeste da Bahia, desenvolvida basicamente pela agricultura familiar é o objetivo da Associação Baiana dos Produtores de Algodão (ABAPA).

O projeto-piloto da Associação tem como objetivo principal garantir a produção de algodão às famílias que trabalham com a cultura na região, oferecendo toda a estrutura necessária, entre as quais: máquinas, doação de sementes, preparo de solo, assistência técnica, treinamentos e capacitações. O vereador, da cidade de Brumado, José Carlos de Jonas visitou na última quinta-feira (09) a localidade, do Boi Morto, e participou de uma reunião com os produtores, técnicos da Abapa e técnicos da Secretaria Municipal de Agricultura.

Jonas informou que o trabalho vem sendo realizado com muita determinação, oferecendo todas as condições para que os produtores voltem a ter suas lavouras de algodão com produções estimadas em 300 arrobas. “A Associação vem desenvolvendo um excelente trabalho e a lavoura é desenvolvida através de sistema de irrigação aproveitando os poços que os produtores já possuíam em suas propriedades. É com certeza uma grande felicidade para nós podermos vivenciar o desenvolvimento de um projeto de tamanha importância, oferecendo aos nossos agricultores a oportunidade de dias melhores com o retorno da cultura do algodão” salientou. O vereador finalizou dizendo que a região sudoeste já foi responsável por toda a produção do Estado e o trabalho agora é para que a cultura retorne o seu desenvolvimento com sustentabilidade. 

Comentários

Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.