Sertão Hoje

Sertão Hoje

SIHS reúne órgãos de governo para discutir crise hídrica na Bahia

Quarta / 01.02.2017

Por Redação Sertão Hoje

O secretário da SHIS coordenou o encontro, estabelecendo estratégias alternativas para minimizar os impactos da seca no estado, junto com outras instituições como a Cerb e a Car.

Na manhã desta quarta-feira (1º), a crise hídrica na Bahia esteve em pauta na SHIS. O secretário da SHIS, Cássio Peixoto, coordenou o encontro, estabelecendo estratégias alternativas para minimizar os impactos da seca no estado, junto com outras instituições como a Cerb e a Car. Além da Casa Civil, Secretaria do Meio Ambiente e da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social. Cassio Peixoto esteve acompanhado pelo Secretário de Desenvolvimento Rural, Jerônimo Rodrigues, pelo presidente do Desenbahia Otto Alencar Filho, pelo presidente da Embasa, Rogério Cedraz, e pela Diretora Geral do Inema, Márcia Telles. "Neste momento, planejamento e parceria são imprescindíveis para a melhoria da distribuição de água e para o equilíbrio de alguns sistemas que já estão em fase de pré-colapso", avaliou Peixoto, acrescentando que os transtornos já não são somente pontuais.

Como primeiro encaminhamento, o Desenbanhia abordou a possibilidade de abertura de linha de crédito para as prefeituras baianas atuarem na crise hídrica. "Muitas vezes as prefeituras possuem quadros técnicos, projetos de engenharia, saneamento e todas as condições para captar os recursos. E nós estamos sensíveis às necessidades dos municípios, do perfil de gestão e do momento crítico com a falta de água pelo qual a população está passando", disse o presidente Otto Alencar Filho. Segundo ele, com a posse dos novos prefeitos, abre-se a chance de estabelecer diálogos construtivos, oferecendo as linhas de financiamento mais adequadas à cada realidade, tendo ainda o apoio da UPB.

Comentários

Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.