Sertão Hoje

Sertão Hoje

Parceria entre Prefeitura de Guanambi e Sebrae implanta projeto inovador de empreendedorismo em escolas municipais

Quinta / 18.05.2017

Por Redação Sertão Hoje

Através da Secretaria de Educação, a Prefeitura realizou o lançamento do Projeto Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP), em parceria com o Sebrae.

A Prefeitura de Guanambi, através da Secretaria de Educação, realizou nesta quarta-feira (17), no Centro de Treinamento Pedagógico (CETEP), o lançamento do Projeto Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP), em parceria com o Sebrae. A ação é pioneira na região, apenas firmada nas cidades de Guanambi e de Ibiassucê. “O prefeito Jairo Magalhães teve uma visão de vanguarda e viu neste projeto a oportunidade de plantar sementes, que irão propiciar ótimos resultados”, frisou a secretária de Educação, professora Maristela Cavalcante, representando o prefeito. O lançamento contou com a presença de professores, diretores de escolas da rede municipal, da Analista IUR10 do Sebrae/Guanambi, Ridson Sales, e do gestor de projetos do Sebrae em Vitória da Conquista, Bruno Cruz. O evento foi aberto com apresentação do Ballet da Secretaria Municipal de Cultura, em performance realizada por alunas de escolas da rede.

Ainda segundo Maristela, o projeto proporciona o desenvolvimento das habilidades e dos comportamentos empreendedores entre os jovens. Segundo ela, a proposta pedagógica do JEPP é desenvolver no Ensino Fundamental, por meio de atividades lúdicas, o ambiente da aprendizagem. “O programa sensibiliza os estudantes a tomarem decisões e a terem um olhar observador para que possam identificar, ao seu redor, oportunidades de inovações, mesmo em situações desafiadoras”, frisou a secretária de Educação. A cidade de Ibiassucê foi representada pela Secretária de Educação, professora Isabela Andrade Rodrigues, pelo secretário de Administração e Finanças, Sebastião Neto e pela educadora Clarinda Souza, gestora do Centro Educacional de Ibiassucê. Nos pronunciamentos, todos destacaram a importância do projeto e a mentalidade inovadora dos prefeitos em firmar importante parceria, reafirmando a importância do professor para o sucesso da ação.

“Esse programa fortalecerá o aprendizado dos alunos no que se refere a práticas empreendedoras. Ter esse conhecimento é um diferencial para o futuro no mercado de trabalho”, assegura Fabrício Lopes, vereador e ex-secretário de Indústria e Comércio de Guanambi. Após o lançamento da parceria, as mediadoras do Sebrae Suzete Araújo e Clenilda Jesus Silva realizaram oficina do projeto junto a professores e diretores. A educação empreendedora proposta pelo Sebrae para o Ensino Fundamental incentiva os alunos a buscar o autoconhecimento, novas aprendizagens, além do espírito de coletividade. A ideia é a de que a educação deve atuar como transformadora dos alunos e incentivá-los a desenvolver habilidades e comportamentos empreendedores. O curso procura apresentar práticas de aprendizagem, considerando a autonomia do aluno para aprender, além de favorecer o desenvolvimento de atributos e atitudes necessários para a gestão da própria vida. É também destinado a fomentar a educação e a cultura empreendedora.

O evento foi aberto com apresentação do Ballet da Secretaria Municipal de Cultura, em performance realizada por alunas de escolas da rede.

Comentários

Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.