Sertão Hoje

Sertão Hoje

Livramento: Solenidade marca entrada do major Raimundo Nonato como comandante da 46ª CIPM e exoneração de Irlando Oliveira

Quinta / 01.06.2017

Por Raimundo Marinho

O major Nonato entrou no lugar do agora tenente coronel Irlando Oliveira, que vai assumir o comando do 14º Batalhão da PM, sediado na cidade de Santo Antônio de Jesus.

A 46ª Companhia Independente de Polícia Miliar da Bahia, com sede em Livramento de Nossa Senhora, na última terça-feira (30) passou a ser comandada pelo major Raimundo Nonato de Almeida Júnior, que entrou no lugar do agora tenente coronel Irlando Lino Magalhães Oliveira. O ex-comandante vai assumir o comando do 14º Batalhão da PM, sediado na cidade de Santo Antônio de Jesus. O ato solene da passagem de comando aconteceu no auditório do Centro Diocesano, na sede do município, e foi presidido pelo coronel Inácio Paz de Lira Júnior, comandante do Policiamento da Região Sudoeste, sediado em Vitória da Conquista. Nos últimas 10 anos, essa é a quarta troca de comando na Companhia. Estiveram presentes no ato representantes dos nove municípios que compõem a 46ª CIPM, incluindo prefeitos, vice-prefeitos, magistrados, delegados, vereadores e autoridades religiosas. Na solenidade, foram lidos os atos oficiais de exoneração do tenente coronel Irlando Magalhães e de nomeação do major Raimundo Nonato. O novo comandante ingressou na PM em 1989, aspirante a oficial da turma de 1991, e tem vasto currículo na corporação.

O ex-comandante Irlando Magalhães, alvo de elogio por parte do comando regional do Sudoeste, ocupou o cargo por dois anos. Em sua fala, registrou que foram muitas as dificuldades enfrentadas, mas sai satisfeito com os resultados que alcançou. Irlando também destacou que contribuiu para diminuir o quadro de violência na região, incluindo ações específicas de prevenção, como as palestras que ele mesmo proferiu para cerca de cinco mil crianças, e o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), a cargo do tenente Washington. Afirmou ter contado com o apoio, não só dos seus comandados, mas também da comunidade e das autoridades dos municípios, possibilitando, segundo ele, “o estreitamento dos laços de união da PM com a população, tornando a 46ª CIPM uma Polícia Cidadã”. “Na verdade, temos observado que os últimos dois anos foram desafiadores para a Polícia Militar, com o crescimento da criminalidade na Bahia, inclusive vitimando policiais. E Livramento não ficou de fora, tendo que enfrentar a bandidagem sem dispor da estrutura necessária. O espetaculoso assalto, com a explosão dos caixas eletrônicos do Banco do Brasil e da Caixa Econômica é exemplo. Prática delituosa, aliás, registrada em diversos outros municípios baianos, com um poderio de armas superior ao das forças policiais”, ressaltou Irlando Oliveira.

O ato solene da passagem de comando aconteceu no auditório do Centro Diocesano, na sede do município, e foi presidido pelo coronel Inácio Paz de Lira Júnior.

Comentários

Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.