Sertão Hoje

Sertão Hoje

Lançada a antologia poética "Café com Poemas"

Segunda / 14.08.2017

Por ASCOM / Mov. Café com Poemas

Essa primeira coletânea traz 39 poetas de diferentes localidades, muitos deles publicados pela primeira vez.

No dia 12 de agosto, durante o circuito da Festa Literária Internacional do Pelourinho (Flipelô), no Museu Tempostal, foi lançada a antologia poética “Café com Poemas, vol.: 1, série novos sabores da agilite publicações e interatividade”.  O evento é uma parceria do Movimento Café com Poemas, Blog da Gaivota (Lucymar Soares que também participa da antologia) e do Museu Tempostal, localizado no Pelourinho. Essa primeira coletânea, organizada por Leandro Flores e Celeste Farias, com editoração da Agilite Publicações e Interatividade traz 39 poetas de diferentes localidades, muitos deles, publicados pela primeira vez, outros já com uma bagagem significativa de experiência, mas todo mundo com a mesma vontade: degustar a inspiração.

O projeto foi o resultado de um concurso Nacional de Poesia, onde também oportunizamos que alunos de escolas públicas tivessem poemas publicados entre essa gama de ilustres e talentosos poetas. A poesia se misturou entre temas, estilos, constatações e acima de tudo, a satisfação e leveza dos versos na exploração da temática livre e gostos diversos pelos versos. Na mesma bandeja, ainda cabem o prefácio do nobre poeta mineiro, Alexandre Brito e o emocionante comentário do artista plástico mineiro, Pablo Rezende, ambos cofundadores do Movimento Café com Poemas em Belo Horizonte. Como sobremesa, lá no finalzinho da página, o Manifesto ao Cultivismo, produzido em 2015 e lançado pela Revista Café com Poemas em 2017. O Manifesto é o resultado de alguns encontros, debates, estudos e pesquisas acerca da cultura e da arte contemporânea no Brasil. São dez itens com sugestões e posicionamentos sobre o que nós acreditamos e referenciamos como importante para o Movimento Café com Poemas, arte e cultura em geral.

O Movimento Café com Poemas nasceu em 2013, na cidade de Belo Horizonte, Minas Gerais. Começamos com encontros informais em casa, sempre acompanhados de um café e um pãozinho de queijo no final. Depois levamos para os centros culturais, ruas e escolas de Belo Horizonte. Hoje, o Café com Poemas está em diversos lugares, principalmente nas páginas desse livro que será apresentado ao mundo. O resultado de toda evocação poética, transforma-se sempre em poesia, e poesia com essência, de múltiplos significados a apreciações. Prezamos pela união, compreensão, inclusão, debate, respeito e fortalecimento sociocultural a todos os nossos CULTIVADORES. A poesia, como mensagem, será sempre a nossa mais bela ferramenta de lapidação.

Comentários

Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.