Sertão Hoje

Sertão Hoje

Codevasf beneficia comunidades rurais com poços tubulares no semiárido da Bahia

Sexta / 26.01.2018

Por Redação Sertão Hoje

Cada poço possui um reservatório com capacidade para cinco mil litros. Os recipientes são dotados de três torneiras e um bebedouro para animais. (Foto: Codevasf)

Comunidades rurais de 10 municípios do Médio São Francisco baiano terão o acesso a água facilitado com a perfuração e instalação de 30 poços tubulares. Os municípios estão na área de atuação da 6ª Superintendência Regional da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), sediada em Juazeiro. O investimento na ação ultrapassa R$ 645 mil. O contrato com a empresa responsável pelas obras já foi assinado. Os municípios contemplados são Mirangaba, Campo Alegre de Lourdes, Curaçá, Glória, Remanso, Sobradinho, Morro do Chapéu, Pilão Arcado, Sento Sé e Várzea Nova. As estruturas vão beneficiar mais de 600 famílias que vivem e produzem nessas áreas. Cada poço possui um reservatório com capacidade para cinco mil litros. Os recipientes são dotados de três torneiras e um bebedouro para animais.

A perfuração e instalação de poços oferecem alívio para a população que vive e produz em áreas onde a falta de água é agravada pela seca prolongada. Os poços perfurados e instalados pela Codevasf no semiárido são uma tecnologia de convivência com a seca que se divide em dois tipos: poços sedimentares e cristalinos. Nesse caso serão apenas os cristalinos. O poço tubular em áreas cristalinas é perfurado e instalado em regiões de subsolo rochoso, entre 50 a 80 metros de profundidade, e a água é captada nas fendas das rochas, onde se acumula. O volume é menor e a captação é feita por catavento ou por bomba submersa. 

Comentários

Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.