Centro de Referência em Recuperação de Áreas Degradadas é inaugurado em Barreiras

Sexta / 21.12.2018

Por Redação Sertão Hoje

O Centro foi construído no Campus Reitor Edgard Santos, da UFOB, em uma ação da Codevasf, representando um investimento de R$ 993.682,26.

Nesta quinta-feira (20), no município de Barreiras, região oeste da Bahia, aconteceu a inauguração da sede do Centro de Referência em Recuperação de Áreas Degradadas (CRAD/UFOB). O Centro foi construído no Campus Reitor Edgard Santos, da Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB), em uma ação da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), em parceria com a UFOB, representando um investimento de R$ 993.682,26.

A Codevasf foi representada na cerimônia pelo chefe do escritório da Companhia em Barreiras, Antônio do Carmo, e pelo gerente regional de revitalização, Édson Marques Júnior. Também estiveram presentes no evento a Reitora, professora Iracema Veloso, além de pró-reitores, diretores, docentes, técnicos administrativos, estudantes, entre outras autoridades.

“Esta é uma ação importante porque trata-se de um centro de referência dentro de uma universidade federal e no oeste da Bahia, na região dos cerrados, que é o berço das águas de várias nascentes de rios importantes que abastecem o São Francisco. E, como sabemos, há cerca de 30, 40 anos, houve uma ocupação muito acelerada do cerrado na região. Foi feita de uma forma, por muitas vezes, indevida, causando inúmeros danos”, diz Antônio do Carmo, que, além de ser chefe do Escritório da Codevasf no município de Barreiras, foi o fiscal da obra.