Guanambi: Comunidade de Queimadas é reconhecida como remanescentes de Quilombo

Sábado / 18.07.2015

Por Redação Sertão Hoje

A entrega da “Certidão de Autodefinição de Remanescentes de Quilombo” foi feita pelo Prefeito Charles Fernandes ao Sr. Manoel Pimentel

Uma noite histórica para Guanambi e toda região, marcando uma conquista sem precedentes para a Comunidade de Queimadas, localizada na zona rural do Distrito de Mutans. O ato foi organizado para a entrega da documentação de autodefinição como remanescentes de quilombo, na noite desta quinta (16), após um criterioso trabalho realizado pela Secretaria Municipal de Assistência Social e pelo Ministério da Cultura, através da Fundação Cultural Palmares.

Configurando a importância do ato, diversos representantes de entidades públicas e privadas marcaram presença, além de grande participação popular. A programação iniciou com um momento de acolhimento, feito pelo músico guanambiese Jardel Pereira, entoando canções afro, e após a composição do palco, com autoridades e representantes de entidades, a assistente social Rosinei Gomes fez um relato histórico da comunidade, explicando também aos presentes, como se deu o início do projeto, de auxiliar diversas comunidades do município a buscar o devido reconhecimento, junto às instancias cabíveis.

No seu pronunciamento, o presidente da associação local, Sr. Manoel Pimentel externou da imensa alegria da comunidade pelo reconhecimento, “neste lugar viveram os nossos ancestrais, em uma terra marcada pela luta e resistência, esta noite é muito especial, sou grato à equipe da Prefeitura de Guanambi pelo apoio, e por nos dar todo suporte para esta importante conquista”, disse.

No grande momento da noite, a entrega do documento emitido pelo Ministério da Cultura e Fundação Palmares, intitulado “Certidão de Autodefinição de Remanescentes de Quilombo”, foi feita pelo Prefeito Charles Fernandes, ao lado da secretaria Lilia, e da assistente social Rosinei Gomes, para o Sr. Manoel Pimentel, seguido de aplausos e grande celebração por todos os presentes. “O povo da zona rural do nosso município sempre irá contar com o nosso total e irrestrito apoio, continuaremos auxiliando as demais comunidades remanescentes de quilombo a ter o devido reconhecimento”, disse o prefeito Charles.

Logo após a entrega do documento, houve apresentações culturais, com a dança Maculelê, e rodas de capoeira, com alunos da comunidade local, e do Grupo Ginga Bahia, encerrando o evento com show musical com o músico Virgilio Leasi.

Logo após a entrega do documento, houve apresentações culturais e rodas de capoeira