Micro e Pequenas Empresas: especialista dá dicas de como sobreviver à crise econômica

Terça / 28.07.2015

Por Redação Sertão Hoje

Jimmy Cygler é especialista em gestão de MPEs e presidente de uma das empresas que mais cresce no país, a Proxis

Esta semana, o Sebrae divulgou pesquisa com indicadores sobre o faturamento real das micro e pequenas empresas (MPEs), que caiu pela quinta vez consecutiva e teve recuo de 10,2% em maio, na comparação ao mesmo mês de 2014. A atual crise econômica é o principal motivo da queda na receita das empresas e tem impactado negativamente todos os setores, contribuindo com o baixo poder de compra da população, reduzido o nível de consumo interno. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT), só no primeiro semestre de 2014 foram abertas 240.282 empresas no país. Para driblar o baixo desempenho econômico e atingir um resultado positivo nos negócios um ponto fundamental é a utilização de um sistema de gestão positivo.

Para Jimmy Cygler, especialista em gestão de MPEs e presidente de uma das empresas que mais cresce no país, a Proxis, o ideal é que o sistema de gestão esteja integrado com todas operações da empresa. Para se ter uma visão clara sobre a sustentabilidade de um negócio é imprescindível ficar atento as provisões de gastos e recebimentos a médio e longo prazo. Entender o mercado é outra dica fundamental para conhecer a concorrência e produtos ou serviços substitutos. Ao realizar a análise SWOT (sigla em inglês, que em português significa Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças), são identificados os pontos fortes e fracos da empresa, permitindo olhar para dentro do negócio. Ao realizar este exercício é possível identificar oportunidades e ameaças dentro do ambiente que a empresa está, bem como concorrentes, indicadores socioeconômicos e público alvo.

Para Jimmy Cygler, atitudes como essas ajudarão no posicionamento da marca, produtos ou serviços. “Conhecer o mercado e analisar precisamente tudo o que o influencia servirá de planejamento estratégico, que por sua vez definirá as principais ações para aproveitar oportunidades e prevenir ameaças, um ponto-chave para um bom posicionamento estratégico”, destaca Cygler. Essas atividades, aliadas à força de vontade e com pitadas de entusiasmo consciente podem definir as principais ações de um negócio, eliminando ou reduzindo os pontos fracos e maximizando os pontos fortes, afirma o especialista.