Tanhaçu: MPs apresentarão resultados do MPEduc nesta sexta-feira (13)

Quarta / 11.03.2020

Por Redação Sertão Hoje

A participação no dia do evento será livre, o número de vagas será limitado à capacidade do ginásio. (Foto: Reprodução / MPF)

Os Ministérios Públicos Federal (MPF) e Estadual (MP-BA) realizarão audiência pública em Tanhaçu para prestar contas sobre os trabalhos realizados pelo Projeto Ministério Público pela Educação (MPEduc) no município. A audiência, que acontecerá nesta sexta-feira (13), às 8h, no Ginásio de Esportes de Tanhaçu, na Praça Possidônio, a população poderá saber em detalhes o que foi e está sendo realizado, e contribuir com a melhoria contínua da educação municipal, com sugestões e críticas. A participação no dia do evento será livre, o número de vagas será limitado à capacidade do ginásio.

Os MPs pretendem apresentar os resultados das iniciativas implementadas a partir do MPEduc, no município, projeto realizado por meio de parceria com a prefeitura, firmada em 2019, para melhorar a educação básica. Entre elas estão: a implementação, em parceria com Drª Patrícia Martins de Freitas, professora associada da Universidade Federal da Bahia (Ufba), do programa “Inclusão começa na matrícula”, voltado ao diagnóstico individualizado e à estruturação do ensino para alunos com necessidades especiais; acompanhamento da aplicação adequada de recursos recebidos pelo município na área de educação; a melhor prestação de serviços de transporte escolar, a partir de um modelo de contratação que trouxe mais eficiência e economia para a administração pública; os avanços na construção e conclusão de obras, a exemplo da creche no distrito de Sussuarana; a realização de estudos para avaliar o índice de alfabetização do município; e a aproximação com os sindicatos no intuito de conhecer a realidade e debater a aplicação dos recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb). Neste momento, o projeto está buscando melhorias em relação ao conselho escolar, à capacitação de professores, à estrutura de unidades escolares da zona rural, além de providências para aprimorar a eficiência na administração de diversos recursos usados na educação, como materiais pedagógicos e equipamentos de informática.