Ibiassucê: cerca de 3 mil máscaras foram distribuídas a população

Quinta / 21.05.2020

Por Redação Sertão Hoje

Os estabelecimentos públicos, industriais, comerciais e bancários, foram obrigados a fornecer máscaras para os seus funcionários, servidores e colaboradores. (Fotos: Divulgação)

A Prefeitura de Ibiassucê, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), desde o início da Pandemia do Coronavírus, já distribui mais de 3 mil máscaras a população na Feira Livre, na sede da SMS e nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). As máscaras, de tecido Tricoline e TNT fornecidos pela pasta, são confeccionadas por costureiras voluntárias e mine fabrica no município. Desde o dia 24 de abril, os estabelecimentos públicos, industriais, comerciais e bancários, foram obrigados a fornecer máscaras gratuitamente para os seus funcionários, servidores e colaboradores. 

A Secretária Municipal de Saúde, Rosania Almeida, explica que as máscaras são de uso individual, não podem ser compartilhadas, é uma barreira de proteção e grande aliada no combate à propagação do coronavírus, é um equipamento simples, que não exige grande complexidade na sua produção, podendo proteger você e outras pessoas ao seu redor. Cada pessoa pode pegar até duas máscaras. Ainda conforme Rosania, “elas podem ser lavadas em solução com água e hipoclorito ou água sanitária. Todas as máscaras distribuídas acompanham um manual de orientação de recomendação de como higienizar a máscara de forma correta.” Disse ela.

A Secretária também listou cuidados que a população deve ter ao sair de casa:

• Use máscaras sempre que sair de casa; Leve com você uma máscara reserva, porque seu tempo de uso é de 2 horas; Leve também uma sacola para guardar a máscara usada, caso seja preciso trocar; Evite tocar ou ajustar a máscara enquanto estiver usando.

• Cuidados ao chegar em casa

• Lave as Mãos com água e sabão, antes de retirar a máscara; Remova a máscara pelo laço ou nó da parte de trás e evite tocar na parte de frente; Deixe a máscara de molho por 30 minutos em uma mistura de 1 parte de água sanitária (2% a 2,5%) com 50 partes de água potável. Por exemplo: 10 ml de água sanitária para 500ml de água potável; Lave a máscara e as mãos com água e sabão; A máscara precisa estar seca para ser utilizadas de novo

• O uso da máscara de tecido não substitui as medidas de prevenção, como: O distanciamento social; A etiqueta respiratória; A higienização das mãos.

Os estabelecimentos públicos, industriais, comerciais e bancários, foram obrigados a fornecer máscaras para os seus funcionários, servidores e colaboradores. (Fotos: Divulgação)