Sesab recomenda vacinar recém-nascidos contra BCG e Hepatite B nas maternidades

Domingo / 07.06.2020

Por Redação Sertão Hoje

A medida evita deslocamentos desnecessários para unidades de saúde e os consequentes riscos de transmissão do coronavírus. (Foto: Sesab)

A Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab), por meio da Coordenação do Programa Estadual de Imunização, está fazendo um alerta para os Núcleos Regionais de Saúde, no sentido de buscarem estratégias para a imunização dos recém-nascidos com as vacinas BGC e Hepatite B, que devem ser aplicadas, preferencialmente, até 12 horas após o nascimento.

De acordo com a coordenadora de Imunização da Sesab, Vânia Vanden Brouke, “em consonância com as recomendações do Programa Nacional de Imunizações e as Sociedades Brasileira e Baiana de Pediatria, todos os municípios do Estado devem adotar estratégias de vacinação de rotina nas maternidades, como forma de proteção do referido público alvo”.

A recomendação da Sesab leva em consideração o atual cenário epidemiológico da Bahia, com a comprovada transmissão comunitária do Covid-19, buscando minimizar os riscos para as populações, sobretudo as mais vulneráveis. A imunização oportuna dos recém-nascidos ainda nas maternidades, evita deslocamentos desnecessários para unidades de saúde e os consequentes riscos de transmissão do coronavírus.