RHI Magnesita anuncia investimento de R$ 180 milhões em Brumado

Quarta / 19.08.2020

Por Leonardo Oliva

Segundo o Presidente da Magnesita, Francisco Fava, a expectativa é gerar cerca de 350 empregos diretos, além de impactar positivamente a economia local e regional.

Em entrevista coletiva online realizada na tarde desta quarta-feira, dia 19, o executivo e Presidente da RHI Magnesita no Brasil e na América do Sul, Francisco José Carra Fava, anunciou que a empresa vai investir 30 milhões de Euros, o que equivale a R$ 180 milhões, em Brumado. O investimento será iniciado ainda neste segundo semestre de 2020, com a implantação de um forno rotativo e previsão de término no final de 2021. Durante o período de implantação, a expectativa é gerar cerca de 350 empregos diretos, além de impactar positivamente a economia local e regional.

Segundo o Presidente Francisco Fava, várias unidades produtivas em todo o mundo foram visitadas e a RHI Magnesita vai implantar em Brumado o que existe de melhor em tecnologia de produção, tornando a empresa ainda mais competitiva em todo o mundo. Em sua apresentação o Presidente da RHI Magnesita destacou que o investimento vai triplicar a capacidade produtiva da empresa, além de aumentar a eficiência produtiva, com menos emissão de CO2 e menos resíduo de produção. Conforme Francisco Fava, os produtos terão maior valor agregado e o investimento vai possibilitar a extensão da vida útil da mina de 47 para 120 anos.

Ainda segundo o Presidente da RHI Magnesita, a melhoria da eficiência produtiva vai possibilitar que a empresa tenha condição de fornecer para o mercado chinês. Em resposta, ao questionamento feito pelo Jornal Tribuna do Sertão/Site Sertão Hoje, Francisco Fava afirmou que a empresa não tem intenção de parar a produção nos fornos já existentes e que existe um estudo para que novos fornos rotativos sejam implantados em Brumado, no futuro.