Coronavírus: conversar durante exercício físico reduz a proteção da máscara

Quinta / 20.08.2020

Por Redação Sertão Hoje

A orientação ė da fisioterapeuta do Centro de Diabetes e Endocrinologia da Bahia (Cedeba), Lorena Arruda. (Foto: Reprodução / A Gazeta)

Com a reabertura das academias de ginástica, que estavam fechadas devido à pandemia do novo Coronavírus, além do uso de máscara, os usuários também devem se atentar a outro importante cuidado: o de não conversar durante o treino. A orientação ė da fisioterapeuta do Centro de Diabetes e Endocrinologia da Bahia (Cedeba), Lorena Arruda.

A realização de exercícios físicos, seja na academia ou numa caminhada em espaço aberto, independente de pandemia, deve ser focada na respiração o tempo todo, segundo Lorena Arruda, para evitar que a pessoa se machuque. Quem malha e conversa, se distrai e pode fazer algo errado e se lesionar. Já quem se exercita pensando no corpo, nos movimentos que estão sendo feitos, a respiração será coadjuvante,melhorando a performance e evitando lesões. Durante o exercício, explicou a fisioterapeuta, o ritmo respiratório aumenta, deixando o corpo mais úmido. Ė necessário, portanto, o uso de máscara em tempo de pandemia. O tempo de proteção da máscara pode ser reduzido com o aumento da umidade. Logo, fazer exercício sem conversar ė mais saudável e mais seguro.