Livramento: neste mês de junho, CREAS está promovendo campanha contra o trabalho infantil

Segunda / 14.06.2021

Por Redação Sertão Hoje

No Brasil, o 12 de junho foi instituído como o Dia Nacional de Combate ao Trabalho Infantil. (Foto: Incredible_backgrounds / Shutterstock)

O dia 12 de junho, Dia Mundial contra o Trabalho Infantil, foi instituído pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) em 2002, data da apresentação do primeiro relatório global sobre o trabalho infantil na Conferência Anual do Trabalho. No Brasil, o 12 de junho foi instituído como o Dia Nacional de Combate ao Trabalho Infantil, pela Lei Nº 11.542/2007. Em 2021, a Campanha 12 de Junho integra as mobilizações do Ano Internacional para a Eliminação do Trabalho Infantil, instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU), e conclama a sociedade para a urgência de medidas efetivas e imediatas de prevenção e combate ao trabalho infantil através do slogan “Precisamos agir agora para acabar com o trabalho infantil!”.

Segundo o Centro de Referência em Assistência Social (CREAS) de Livramento de Nossa Senhora, “Há o risco real de crescimento do trabalho infantil motivado pelos impactos socioeconômicos da pandemia da COVID-19, que se prolonga há mais de um ano. O contexto brasileiro já tinha desafios consideráveis para a proteção e garantia dos direitos de crianças e adolescentes, especialmente para a eliminação do trabalho infantil. Entretanto, os impactos socioeconômicos da pandemia, como o desemprego da população economicamente ativa, o aumento da pobreza e da extrema pobreza, revelam e aprofundam as desigualdades sociais existentes e potencializam as vulnerabilidades de milhões famílias brasileiras. O trabalho infantil deixa marcas na infância que, muitas vezes, tornam-se irreversíveis e perduram até a vida adulta. Traz graves consequências à saúde, à educação, ao lazer e à convivência familiar. Por isso, defenda essa causa, diga não ao trabalho infantil!”, informou a instituição, em nota.

No Brasil, o 12 de junho foi instituído como o Dia Nacional de Combate ao Trabalho Infantil. (Foto: Incredible_backgrounds / Shutterstock)