MDR reconhece situação de emergência em Muquém do São Francisco

Quarta / 21.07.2021

Por Redação Sertão Hoje

Além de Muquém do São Francisco (na foto), o município baiano de Curaça também obteve o reconhecimento da situação de emergência devido à estiagem.

O Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), por meio da Defesa Civil Nacional, reconheceu a situação de emergência nos municípios baianos de Curaçá e de Muquém do São Francisco devido à estiagem. Pelo mesmo motivo, Janduís (RN), Abdon Batista (SC), e Saudade do Iguaçu (PR) também obtiveram o reconhecimento federal, enquanto em Paulistana (PI) o reconhecimento foi motivado pela seca. Em situação oposta, os municípios de Codajás (AM) e Novo Airão (AM) sofrem com inundações e Diamante D’Oeste (PR) encontra-se em situação de emergência devido às geadas. A decisão foi publicada na edição desta terça-feira (21) do Diário Oficial da União (DOU).

Com o reconhecimento federal, o município pode solicitar recursos para atendimento à população atingida, restabelecimento de serviços essenciais e reconstrução de equipamentos de infraestrutura danificados pelo desastre. Com base nas informações enviadas por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD), a equipe técnica da Defesa Civil Nacional avalia as metas e os valores solicitados. Com a aprovação, é publicada portaria no DOU com a especificação do valor a ser liberado.