2 comunidades quilombolas na Bahia são reconhecidas pela Fundação Palmares

Quinta / 12.08.2021

Por Redação Sertão Hoje

Já Mata Verde está localizada no coração da Chapada Diamantina, a localidade é ainda cortada pela Serra do Espinhaço. (Foto: TV Bahia / Reprodução)

As comunidades quilombolas de Mata Verde, no município de Bonito, localizado na região da Chapada Diamantina, e da Ilha do Paty, em São Francisco do Conde, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), tiveram o registro reconhecido pela Fundação Palmares.

A decisão foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) de quarta-feira (11), com base nas portarias de 22 de julho de 2021. Segundo consta nos documentos, além de reconhecer as comunidades como remanescentes de Quilombos, a Fundação instruiu o processo administrativo que autoriza as certificações.

Um dos maiores símbolos da Ilha do Paty são As Paparutas, grupo formado por mulheres que festejam com danças e pratos típicos da cultura afro-brasileira, que exibem as apresentações mais exuberantes, cheias de música, cores e sabores. Já Mata Verde está localizada no coração da Chapada Diamantina, a localidade é ainda cortada pela Serra do Espinhaço.