Guanambi participa do projeto Cidades Empreendedoras

Quinta / 30.09.2021

Por Nayla Santos

Segundo Josinete Viana, gerente regional do Sebrae, a parceria da entidade com Guanambi vai potencializar algumas iniciativas que o município já possui. (Foto: Victor Boa Sorte)

Seis municípios da região Sudoeste da Bahia fazem parte do projeto Cidades Empreendedoras, que tem como objetivo colaborar com o desenvolvimento dos cidades integrando a gestão pública e os pequenos negócios. Um desses é Guanambi, município com cerca de 85 mil habitantes e um dos polos econômicos da região. De acordo com Josinete Viana, gerente regional do Sebrae, a parceria da entidade com Guanambi vai potencializar algumas iniciativas que o município já possui. “Dessa forma, nós podemos desburocratizar e criar um ambiente de negócios mais favorável para que o empresário de Guanambi possa se desenvolver e, assim, contribuir com o desenvolvimento do município”, destacou.

Diversas ações já foram implementadas no município após o início do projeto, com destaque para a ampliação da participação dos pequenos negócios no volume de compras governamentais, o fortalecimento da agricultura familiar na merenda escolar, a expansão dos serviços prestados pela Casa do Empreendedor, a integração do município à rede nacional para a simplificação do registro e da legalização de empresas e negócios, o fortalecimento da figura do Agente de Desenvolvimento, a ampliação do acesso à Educação Empreendedora para alunos da rede municipal, a criação de mecanismos de aprimoramento da gestão municipal e o fomento à inovação e à adoção de práticas sustentáveis na gestão pública.

Segundo o prefeito Nilo Coelho (DEM), a gestão participa do programa confiante nas possibilidades de desenvolvimento. “Decidimos participar do Programa Cidades Empreendedoras por acreditar no potencial de Guanambi em relação ao campo empreendedor, pela competência e pela parceria com o Sebrae, além do fortalecimento da nossa gestão na promoção de políticas públicas e desenvolvimento econômico dos pequenos negócios em nosso município”, destacou o gestor.
.