SEMA autoriza o envio de 2 aviões para combater incêndio em Macaúbas

Quinta / 14.10.2021

Por Redação Sertão Hoje

Os aviões modelo Air Tractor possuem capacidade de armazenamento de 2 mil litros de água. (Foto: Manu Dias / GovBA)

A Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema) e o Instituto Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), por intermédio da Operação Bahia Sem Fogo (BSF), formalizaram o reforço de mais 2 aeronaves Air Tractor no combate aos incêndios no município de Macaúbas nessa última segunda (11). Esse modelo possui capacidade de armazenamento de 2 mil litros de água.

As outras aeronaves estão em operação em Barreiras, Riachão das Neves, Barra e Ibotirama, com 2 aviões em cada, e em Livramento de Nossa Senhora e Rio de Contas, com 1 em cada. A operação também inclui 2 vans, 2 veículos 4×4, 1 caminhão baú e 1 helicóptero do Grupamento Aéreo da Polícia Militar da Bahia (Graer). No campo, o Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBM-BA) atua com 192 combatentes que trabalham em conjunto com os brigadistas voluntários. Também 25 técnicos do Inema auxiliam na parte de campo e administrativa.


Trabalho dos bombeiros

Por volta das 5h, os bombeiros iniciam o dia por trilhas íngremes, terrenos com relevos variados e equipados com mochilas costais, abafadores, pás, foices e enxadas. Ao longo do percurso, eles constroem aceiros, para evitar que o fogo se alastre, e fazem o combate direto às chamas. Por terra, também orientam os pilotos das aeronaves nos lançamentos de água e no monitoramento.
 

A qualquer sinal de incêndio, a população pode fazer denúncia para os números 193 ou 0800 071 1400. Ambas gratuitamente. (Foto: Divulgação / CBM-BA)