Empregados terceirizados de Brumado conquistam direitos, mas tem sofrido assédio moral

Sábado / 03.10.2015

Por Redação Sertão Hoje

Advogados Samuel Milhazes e Fábio de Brito foram contratados para fazer a defesa dos empregados terceirizados (Foto: divulgação).

É bastante vulnerável a situação dos trabalhadores terceirizados que quase sempre tem buscado a via judicial para receber seus direitos trabalhistas. A realidade vivenciada pelos trabalhadores terceirizados em Brumado, que prestam serviços às empresas terceirizadas do Estado da Bahia, não é diferente.

Foi pública e notória a luta do vereador Weliton Lopes em busca da regularização dos direitos trabalhistas dos empregados terceirizados das empresas Shalev e Locserve, já estando as reclamações trabalhistas tramitando perante a Vara do Trabalho de Brumado.

Para acompanhamento e defesa dos empregados foram contratados os advogados Samuel Coelho Milhazes e Fábio Carvalho de Brito, já tendo ocorrido as audiências. Em entrevista, os advogados relataram situação de grave violação de direitos trabalhistas, inclusive com o não pagamento de salários, fato este vivenciado recentemente pelos trabalhadores da terceirizada Basetec.

Como se vê, o descaso das empresas terceirizadas perante seus trabalhadores é histórico, seja na Shalev, Locserve e Basetec. Precavendo-se, estando com seus salários atrasados, empregados da Basetec, mais uma vez, solicitaram a intervenção do vereador Weliton Lopes, o qual denunciou a situação ao Ministério Público do Trabalho em Vitória da Conquista, tendo em vista todos os constrangimentos passados pelos referidos funcionários, advindos da falta de recebimento dos vencimentos, como a falta de pagamento de despesas essenciais como água, luz, alimento, entre outros.

Após ser notificada, atendendo ao que foi determinado pelo Ministério Público do Trabalho, a Basetec tem cumprindo com suas obrigações trabalhistas, tendo o vereador Weliton Lopes comunicado a regularização ao referido órgão.

Os advogados Samuel Milhazes e Fábio Carvalho observam que a postura da empresa Basetec sinaliza uma mudança de comportamento nesta relação das empresas terceirizadas com seus trabalhadores em Brumado, uma vez que a sociedade local está cada vez mais intransigente com essas violações de direitos trabalhistas, a exemplo da denúncia do vereador ao Ministério Público do Trabalho.

 Entretanto, os advogados narraram que trabalhadores da Basetec tem relatado a existência de situação que pode vir a caracterizar assédio moral, à medida que aqueles trabalhadores que constaram na referida denúncia ao MTE pariciparam de reunião onde ocorreu ameaça de demissão. Neste momento, o vereador Weliton Lopes, juntamente com os advogados, estão analisando se comunicam tal fato aos órgãos competentes, buscando as sanções.