Brumado: CDL, 34ª CIPM e CONSEG discutem melhorias para a segurança dos comércios

Quarta / 23.03.2022

Por Redação Sertão Hoje

A reunião ocorreu nessa terça-feira, 22, em virtude dos recentes acontecimentos envolvendo arrombamentos de estabelecimentos comerciais no município. (Foto: Divulgação / CDL)

A diretoria da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Brumado esteve reunida nessa terça-feira (22) com a 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), representados pela Major Leila Gonçalves, e com o Conselho de Segurança (CONSEG), para discutir os recentes acontecimentos envolvendo arrombamentos de estabelecimentos comerciais no município.

A major destacou a importância dos registros de ocorrência realizados na Polícia Civil e registros através do acionamento do 190, para possibilitar as ações de cunho administrativas envolvendo a recuperação de bens eventualmente subtraídos. Falou ainda sobre a importância do reforço ou troca das portas de acesso aos estabelecimentos. De acordo com o setor de inteligência foi registrado nesta reunião que praticamente 100% dos arrombamentos ocorrem em portas com modelos antigos.

A major ressaltou ainda que registros de ocorrência também são importantes no sentido de fornecer subsídio para eventuais ações judiciais, pois a maioria das ocorrências envolvem menores de idade, muitas vezes com problemas psicológicos ou que fazem uso de drogas ilícitas, e na maioria das apreensões os mesmos não podem ficar reclusos devido a situação em que se encontra o sistema carcerário da cidade, sendo liberados após as ações. Na reunião ficou definido ainda realização de ações de cunho educativo e envolvimento do Ministério Público (MP) e poder judiciário na busca de possíveis soluções para o problema.