4ª Dose: Ministério da Saúde passa a recomendar segundo reforço da vacina contra Covid-19 para idosos com 80 anos ou mais

Sexta / 25.03.2022

Por Felipe Moura / Brasil 61

Aplicação da quarta dose deve ocorrer quatro meses após o reforço e o imunizante da Pfizer deve ser priorizado. (Foto: Arquivo / Agência Brasil)

O Ministério da Saúde publicou, na quarta-feira (23), nota técnica em que recomenda a aplicação de uma 2ª dose de reforço contra a Covid-19 em pessoas com 80 ou mais. A 4ª dose deve ser tomada 4 meses após a 1ª dose de reforço, de acordo com a pasta, Segundo o Ministério da Saúde, o imunizante da Pfizer deverá ser utilizado, preferencialmente, para a aplicação da quarta dose nesta população. No entanto, o órgão também admite o uso das vacinas da Janssen ou AstraZeneca.

O infectologista Hemerson Luz diz que o posicionamento do Ministério da Saúde já era aguardado e que a eficácia das vacinas tende a diminuir com o passar do tempo. Daí a necessidade de atualizar as recomendações. “Existem estudos científicos sobre o tempo de eficácia das vacinas que estão sendo utilizadas na Covid-19 e a necessidade de reforço. Esse reforço vai ter um aumento de eficácia e tem indicação, sim, para pessoas imunodeprimidas e, por enquanto, pessoas acima dos 65 anos, que são pessoas que em cinco meses, mais ou menos, já apresentam um decréscimo na eficácia da vacina com a diminuição no nível de anticorpos neutralizantes”, explica.
.